sábado, 7 de janeiro de 2023

DUAS VÍTIMAS SÃO IRMÃS. E OUTRAS DUAS FICARAM DESAPARECIDAS POR HORAS, ANTES DOS CORPOS SEREM LOCALIZADOS


Pelo menos seis mulheres já foram assassinadas ou encontradas mortas no Ceará em 2023, em menos de 5 dias. Todos os casos ocorreram no Interior do Estado. Duas vítimas são irmãs. E outras duas ficaram desaparecidas por horas, antes dos corpos serem localizados.

O último episódio ocorreu em Sobral, na última quarta-feira (4). Uma mulher identificada como Patrícia Costa, de 44 anos, foi baleada dentro de uma residência no bairro Campo dos Velhos e morreu no local. O filho dela, um adolescente, também foi alvejado, mas foi socorrido com vida. Ninguém foi preso, ainda, pelo crime.

[Atualização – 05/01/2023, às 13h06] Na mesma quarta (4), uma mulher de 52 anos foi assassinada a tiros, em São João do Jaguaribe. O companheiro dela, de 43 anos, foi preso em flagrante e autuado por feminicídio.

Já Itamara Eny de Freitas, 19, foi encontrada morta, em um terreno baldio, no Município de Morrinhos, na última segunda-feira (2), depois de dois dias desaparecida. Ela foi raptada de dentro do local de trabalho, no sábado (31). Dois suspeitos de cometer o crime foram presos em flagrante.

Daniele Pereira de Oliveira, 24, foi encontrada morta no primeiro dia de 2023, em Novo Oriente. Ela saiu de casa no dia anterior dizendo à família que iria ver o ex-namorado, que prometeu comprar uma roupa para ela utilizar no Réveillon. O ex-companheiro da vítima é suspeito de cometer o feminicídio.

Também nas primeiras horas do ano, foram encontradas mortas as irmãs Kethelley e Késsia, que tinham 16 e 24 anos. Os corpos, que apresentavam ferimentos por arma de fogo, estavam nas proximidades da Praia da Barra, no Município de Paracuru. Ninguém foi preso ainda pelo duplo homicídio.

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) investiga os crimes. A população pode contribuir com as investigações com informações, que podem ser repassadas para os números o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou (85) 3101-0181, o número de WhatsApp da Pasta.

As irmãs Kethelley e Késsia, de 16 e 24 anos, foram encontradas mortas próximo a uma praia de Paracuru
Legenda: As irmãs Kethelley e Késsia, de 16 e 24 anos, foram encontradas mortas próximo a uma praia de Paracuru
Foto: Reprodução

MORTES DE MULHERES EM 2022

Em 2022, até o mês de novembro, a SSPDS contabilizou a morte de 245 mulheres no Ceará. Destes casos, pelo menos 25 foram registrados como feminicídios (quando o crime tem motivação de gênero ou por violência doméstica). Os dados de dezembro ainda não foram divulgados pela Secretaria.

O Diário do Nordeste apurou, com dados da Secretaria, que mais dois feminicídios foram registrados em território cearense, em dezembro do ano passado. Com isso, o número de crimes desse tipo chegou a 27.

Somente o mês de janeiro de 2022 teve 21 mulheres mortas, no Estado – duas delas foram vítimas de feminicídio, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Em 2021, foram 344 mulheres assassinadas – 31 por feminicídios. No primeiro mês daquele ano, 29 mulheres mortas – sendo 2 feminicídios.

BLOG SINHÁ SABOIA/ DN

0 comentários:

Postar um comentário