quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

PC-CE DEFLAGRA OPERAÇÃO EM PE PARA COMBATER CRIMES DE EXTORSÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (21), a “Operação Virtus”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por cometer crimes de extorsão e lavagem de dinheiro. A ofensiva policial é desenvolvida em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). No total, são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e dezoito mandados de busca e apreensão, além de 15 ordens de bloqueio de contas bancárias dos suspeitos. Todas as medidas judiciais foram cumpridas na Região Metropolitana de Recife.

Os alvos desta operação são presos e egressos do sistema prisional de Pernambuco que praticaram crimes contra vítimas de vários Estados. As ordens judiciais foram emitidas pela Autoridade Judicial do 1º Núcleo de Custódia e Inquérito com Sede em Juazeiro do Norte e foram cumpridas em Olinda, Itapissuma, Paulista e Limoeiro, todas cidades pernambucanas.

Conforme as investigações desenvolvidas pela PC-CE, o grupo é especializado na prática de crimes de extorsão e estelionato praticados pela internet. A operação policial para cumprimento dos mandados foi realizada por equipes da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte – sob a Supervisão do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (Polícia Civil do Ceará), do Departamento de Repressão a Crimes Patrimoniais – Depatri (Polícia Civil do Pernambuco), do Departamento de Inteligência de Pernambuco e por integrantes do Sistema Penitenciário de Pernambuco.

As investigações

As investigações tiveram início no mês de setembro, após uma das vítimas registrar um boletim de ocorrência em Juazeiro do Norte. Com o aprofundamento das apurações, identificou-se que dezenas de vítimas, moradores de vários Estados, recebiam mensagens através do WhatsApp, ocasião em que os criminosos afirmavam se tratarem de membros de grupos criminosos, passando a extorquir as vítimas exigindo valores em dinheiro após encaminharem vídeos em que afirmavam que criminosos invadiriam as residências das vítimas e de seus familiares, os quais, amedrontados, acabavam realizando transferências através de PIX.

Os levantamentos policiais apontaram ainda que um mesmo aparelho celular era utilizado por dezenas de presos, numa espécie de central telefônica para a prática do delito. Durante as buscas realizadas hoje, diversos aparelhos celulares foram apreendidos. No Ceará, foram identificadas vítimas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Farias Brito, Sobral, Crateús e Tauá. Também foram identificadas vítimas dos Estados do Mato Grosso, Piauí, Roraima e Minas Gerais.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação ou organização criminosa, extorsão, estelionato e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão. A Operação foi denominada em referência a um dos significados da palavra “Virtus”, em latim, que significa “potencialidade”, em razão de os criminosos fazerem vítimas em várias cidades, não havendo limites geográficos para o cometimento de delitos através do meio cibernético.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário