domingo, 21 de maio de 2023

GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS INAUGURA UNIDADE DO CPRAIO EM NOVO ORIENTE-CE

O governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã deste sábado (20), no município de Novo Oriente, no sertão de Crateús, uma nova unidade do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), totalizando 74 bases em todo o território cearense.

“Eu recebi a missão de continuar a expandir o Raio pelo o Ceará inteiro, uma missão que é decisiva para a segurança do povo cearense. O que estamos fazendo aqui é reforçar o trabalho de segurança nessa área e mais paz”, destacou o governador. “Alem disso, estamos entregando também instalações adequadas para os nossos policiais. Isso é valorizar o trabalho e os nossos profissionais de segurança”, completou.

Presente no evento, ao lado do governador Elmano, a suplente ao Senado, Janaína Farias, filha do sertão de Crateús, pontuou a importância da continuidade do trabalho com o CPRaio desde o governo anterior.

“Hoje, nessa área do sertão de Crateús, nós temos cinco CPRaios. O ex-governador Camilo Santana começou com o de Crateús, a nossa ex-governadores Izolda entregou o de Ipueiras e Tamboril, e o governador Elmano, em apenas cinco meses, já inaugurou o seu segundo CPRaio nessa região. Esse é o projeto que deu certo no Ceará”, destacou Janaína Farias.

A nova base do Raio em Novo Oriente faz parte da estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências.

“Essa chegada do CPRaio mostra o trabalho integrado das forças de segurança. Isso mostra que teremos reduções em crimes nessa região. Existem estudos que mostram que depois de um ano da chegada do Comando ocorre a redução de 18% no número de homicídios e de 26% em assaltos e outros tipos de crimes. Então, nesse trabalho integrado do CPRaio e outras forças de segurança, podemos confiar”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

Nova base

Na nova base, devem ficar instalados 23 PMs. Eles terão oito motocicletas e uma viatura de quatro rodas. A base do Raio de Novo Oriente é a 74ª – uma das inauguradas dentro da 4ª fase de expansão, fase na qual estão sendo contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes.

“É um prazer estar entregando essa base 74 do CPRaio. É sempre importante proporcionar mais um equipamento desse à população cearense, pois sempre estaremos ao lado do povo, trabalhando de forma integrada com o todo o sistema civil. Estamos aqui para prestar o melhor serviço e alcançar as melhores metas”, afirmou o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávio.

Além de duas bases na Capital, são 15 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 57 no Interior. Atualmente, o comando possui 3.019 policiais militares atuando em 73 municípios do Interior, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na Capital, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.

Com falas de agradecimento pela parceria, não apenas na área da segurança, mas em tantas outras áreas, o prefeito de Novo Oriente, Nenen Coelho, destacou a felicidade dos cidadãos do município por receber uma base do CPRaio. “Os novaorientenses estão muito felizes com a chegada desses homens [do CPRaio] ao nosso município. Eles chegam para reforçar o trabalho da nossa Polícia Militar. Tenho certeza que vão desempenhar o melhor papel possível junto a nossa comunidade”, pontuou.

O comandante do novo Raio de Novo Oriente é o 1º Tenente Joel Chavez de Peixoto.

Videomonitoramento

Com relação à central de videomonitoramento, serão oito câmeras espalhadas por todo o município de Novo Oriente. Atualmente, são 71 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 4.047 câmeras no total.

Quarta etapa de expansão

Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Desta vez, foram contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes: Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz.

Chorozinho, Tamboril, Campos Sales, Jardim, Ibiapina e, agora, Novo Oriente já foram inauguradas.

BLOG SINHÁ SABÓIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário