sexta-feira, 24 de setembro de 2021

TELEATENDENTES DA CIOPS/SSPDS SÃO CAPACITADOS PARA ATUAREM EM OCORRÊNCIAS DE COMPORTAMENTO SUICIDA

No mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) promove a campanha “Setembro: é o ano todo”, com treinamentos e rodas de conversas para os profissionais das Forças de Segurança do Estado, na sede da pasta e de suas vinculadas. Como parte da programação, nessa quarta-feira (22), teleatendentes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foram capacitados com o curso Treinamento Teleatendimento em Crise Suicida, para atuarem em situações de ocorrências de comportamento suicida.

O treinamento ocorreu durante todo o dia, no auditório da Assessoria Biopsicossocial, na sede da SSPDS. O curso contou com as participações de 30 teleatendentes da Ciops. O mestre em Saúde Pública e especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, tenente-coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); a psiquiatra Karla Brandão; e a psicóloga Bruna Gadelha, todos profissionais da Assessoria Biopsicossocial da SSPDS, foram facilitadores do treinamento. Com a capacitação, os atendentes irão atuar de maneira resolutiva nas ligações de atentado ou crise suicida recebidas pela Ciops.

“Já trabalhamos no curso sobre os sinais de alerta, escuta em crise e encaminhamento em crise. Esse curso se diferencia de outros modelos do país, pois a estrutura da Ciops é diferenciada, e existe um alcance muito grande. Ao se deparar com uma pessoa em situação de crise suicida ou atentando, esses profissionais foram preparados por especialistas, psiquiatras e psicólogos, durante o curso. Eles também tiveram um momento de aplicação de técnicas, para resolução pacífica, intervenção e efeitos protetivos para esses tipos de ocorrência recebidas pela Ciops”, ressalta o tenente-coronel, Edir Paixão, do CBMCE.

Com a capacitação, os teleatendentes da Coordenadoria são tecnicamente aptos a tratarem situações em que pessoas tentem contra a própria vida. A certificação do curso acontece no dia 28 de setembro, no auditório da Abips, encerrando a programação do mês.
Rodas de Conversa

Além do treinamento com os teleatendentes, acontece ainda a primeira edição do “Café conViva – Diálogo como forma de cuidado”, que segue até o dia 29 de setembro, para servidores e terceirizados da pasta.
“As rodas de conversa discutem sobre o adoecimento psíquico e promovem a saúde mental no ambiente de trabalho. Estamos discutindo alguns casos com os profissionais das sede e das vinculadas da SSPDS, tendo uma escuta qualitativa com os colegas de trabalho e pessoas que necessitem de apoio”, explica Isabela Rosé, psicóloga da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).

Já participaram das rodas de conversa, profissionais da sede da SSPDS, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ambas da SSPDS.

“É uma temática importante que deve ser discutida e já estudo sobre ela há algum tempo. Nós, como profissionais da área, devemos ter essa sensibilidade. Na roda de conversa, nos reunimos em grupos, discutimos sobre a angústia, o medo, e outros sofrimentos humanos. Está sendo um momento muito proveitoso para todos”, disse Marcelo Silva, técnico da Célula de Suporte Técnico (Cesut) da Ciops. Ele participou da roda de conversa promovida nesta quinta-feira (23), no Auditório da Assessoria Biopsicossocial (Abips).

No dia 27, participarão profissionais da Academia Estadual de Segurança (Aesp); dia 28, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e dia 29, do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
A programação tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde mental, buscando apoio psicológico. A campanha da pasta é realizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário