terça-feira, 6 de dezembro de 2022

POLICIAIS CIVIS DO CEARÁ E DO AMAZONAS DEFLAGRAM OPERAÇÃO CONTRA ESTELIONATÁRIOS EM CIDADES CEARENSES

As Polícias Civis do Ceará e do Amazonas divulgaram o resultado da operação conjunta, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6), que resultou nas prisões de cinco pessoas envolvidas em crimes de estelionato. Os alvos, presos em solo cearense, são suspeitos de se passarem por desembargadores do Estado do Amazonas e aplicarem golpes em vítimas amazonenses. No total, as Polícias Civis buscaram cumprir 20 mandados, sendo dez de prisão e dez de busca e apreensão. Os alvos dos mandados estavam concentrados em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e no interior do Estado. Os detalhes das prisões foram apresentados em coletiva de imprensa em Fortaleza, no Ceará.

Os alvos, identificado como Francisco Marcelo Loureiro, de 32 anos; Francisco Marcos Tomé de Souza, 35; Manuel Paiva da Silva Júnior, 58; Ricardo da Silva Júnior, 26; e Vanessa de Oliveira Nogueira, 33 – todos eles cearenses – foram capturados após trocas de informações entre as Polícias Civis do Ceará e Amazonas. Ao todo, cerca de 40 policiais civis do Ceará e Amazonas participaram da operação. Aparelhos celulares e eletrônicos também foram apreendidos durante a ofensiva.

Com base no que foi apurado nas investigações, desenvolvidas pela PC-AM, os suspeitos realizavam os golpes de forma virtual. Ainda com base no que foi colhido pelos policiais civis, estima-se que os suspeitos fizeram, pelo menos, 100 vítimas.

O delegado Denis Pinho, titular da unidade especializada amazonense, esclareceu que a PC-AM tomou conhecimento de que indivíduos residentes no Ceará estavam se passando por desembargadores que atuariam em Amazonas, Acre, Pernambuco, entre outros estados, para aplicar golpes em diversas vítimas. “Estávamos há quatro meses investigando esses infratores, que alegavam que precisavam recolher algumas taxas nos valores de R$ 4 mil a R$ 15 mil, referentes à liberação de alvarás judiciais, em nome de pessoas que tinham ações tramitando na Justiça. As vítimas depositavam o dinheiro, acreditando que estavam enviando os valores para a Justiça”, explicou o delegado.

Quem também pontuou sobre a operação e prisões dos cearenses foi a delegada adjunta do Departamento de Inteligência (DIP) da PC-CE, Ana Padilha. “Assim que soubemos e trocamos informações com policiais civis do Amazonas, sobre a ação criminosa deste grupo aqui no Ceará, demos total apoio às diligências com foco em prendê-los. O grupo, a maioria homens e todos cearenses, aplicava os golpes em vítimas de outro estado, achando que assim não conseguiríamos localizá-los. O trabalho em conjunto e as trocas de informações foram fundamentais para a identificação e a localização deles. Essa operação é o exemplo de que não é possível cometer crime por meio digital e achar que não será localizado. Nós estamos diligentes”, explicou a delegada.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário