quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

IBGE: 1,8 MILHÃO DE BRASILEIROS FORAM VÍTIMAS DE ASSALTO EM 2021

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Em 2021, cerca de 1,8 milhão de pessoas foram vítimas de assalto no Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados apontaram, ainda, que o telefone celular é o bem que mais atrai os criminosos. Cerca de 83,7% das pessoas relataram ter o aparelho roubado no último assalto na rua que enfrentaram.

O estudo considera informações sobre roubos dentro e fora do domicílio das vítimas, além de mapear quais foram os itens mais visados pelos assaltantes e a presença ou não de armas durante a abordagem.

Além disso, a pesquisa, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostrou uma subnotificação de casos relatados à polícia. Quase 58% das vítimas assaltadas nas ruas não procuraram ajuda em delegacias ou órgãos semelhantes, assim como 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa.

O estudo mostrou que os assaltantes apresentaram porte de alguma arma, principalmente, durante o roubo de carros (95% dos casos), motos (86,2%) em abordagens fora de domicílio da vítima (80,1%).

A arma de fogo é a mais presente nesses casos, aparecendo em 7 de cada 10 roubos nas ruas no Brasil. Em quase 98% dos roubos de carro, por exemplo, o criminoso utilizou esse tipo de artifício. Em roubos de bicicleta, o número cai para 69,5%.

Considerando os casos que aconteceram dentro da casa da vítima, o celular também é o item mais roubado, com 64% das ocorrências. Logo em seguida, o dinheiro em espécie, os documentos pessoais das vítimas e o cartão de débito ou crédito aparecem no ranking. Eles estão em, respectivamente, 31%, 16% e 15% dos relatos.

BLOG SINHÁ SABOIA/ METRÓPOLIS

0 comentários:

Postar um comentário