sexta-feira, 29 de outubro de 2021

DURANTE OPERAÇÃO DOMUS DA SSPDS NO JANGURUSSU, PMS SALVAM BEBÊ DE ENGASGO

Com foco no bem-estar dos moradores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, nesta sexta-feira (29), a 21ª edição da Operação Domus. A ofensiva aconteceu no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga, no Grande Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A operação de vistoria foi iniciada pela manhã e encerrada durante a tarde. Durante as ações, uma ocorrência atípica foi registrada. Uma bebê, que estava engasgada, foi salva por policiais militares.

Durante a operação Domus, a equipe da PMCE se deparou com uma mãe que estava com uma bebê de oito meses nos braços. A criança havia engasgado com a secreção provocada por uma doença respiratória. De imediato, os profissionais de segurança realizaram uma manobra de salvamento, o que permitiu a desobstrução das vias aéreas da criança.

Apreensões e fiscalizações

Durante a operação, pássaros silvestres foram apreendidas pelos PMs. A composição do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE avistou, em um dos blocos, quatro aves silvestres presas em gaiolas. Pela falta da documentação e dos responsáveis, os pássaros foram apreendidos e ficaram sob responsabilidade da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Ao todo, 13 tornozelados foram fiscalizados pela equipe da SAP e 39 blocos do conjunto foram vistoriados pela equipe do CBMCE. Foram constatadas centrais de gás desativadas, escadas de emergência obstruídas, extintores de incêndio vencidos e luminárias de emergência desativadas. Sete veículos com irregularidades foram apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Efetivo

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário