sábado, 23 de outubro de 2021

DE TODO O BRASIL, O CEARÁ É O ESATDO COM MAIOR TAXA DE MORTES VIOLENTAS DE VÍTIMAS DE 10 A 19 ANOS DE IDADE


A violência letal também arrebata precocemente vidas de crianças e adolescentes. São vítimas que morrem dentro ou fora de casa, conforme variação da faixa etária, condição social e cor. Nessa sexta-feira (22), Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgaram análise inédita dos boletins de ocorrência das 27 unidades da Federação do Brasil.

O levantamento aponta que o Ceará é o Estado onde mais são assassinadas pessoas de 10 a 19 anos de idade, conforme taxa percentual de mortes por 100 mil habitantes.

O Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil mostra que em 2020, no Ceará, foram 46 mortes por 100 mil habitantes desta faixa etária, somando 719 mortes. Quando contabilizados os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) das vítimas de 0 a 19 anos, o número passa para 735.

Até os 12 anos, a maior causa de morte é a violência doméstica. Os agressores costumam ser conhecidos, vivendo sob o mesmo teto da vítima. O mesmo vale para a violência sexual sofrida por parte das pessoas próximas. Já na adolescência, se morre, majoritariamente, fora de casa. São jovens que ao 'ganhar o mundo' perdem a vida para a violência armada ou até mesmo se deparam com o racismo escancarado na sua forma mais brutal.

BLOG SINHÁ SABOIA/ F: CAMOCIM POLÍCIA 24H

0 comentários:

Postar um comentário