terça-feira, 6 de dezembro de 2022

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ PARTICIPA DE 10ª FASE DA “OPERAÇÃO LUZ DA INFÂNCIA”

A ofensiva ocorre em todo o país e houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

A Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou, nesta terça-feira (6), a Operação “Luz na Infância 10”. No Ceará, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em desfavor de dois alvos localizados nas cidades de Itapajé e de Quixeramobim, que resultaram nas apreensões de dispositivos eletrônicos. Não foram registradas prisões em flagrante.

Em solo cearense, a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) e as delegacias municipais de Itapajé e Quixeramobim realizaram a ofensiva policial.

No total, foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão e mobilizados cerca de 500 policiais em 18 estados do Brasil (Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso Do Sul e São Paulo) e em mais quatro países (Argentina, Estados Unidos, Panamá e Equador).

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações. A ação faz parte de um esforço das Polícias Civis dos estados e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

O que diz a lei:

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão; de três a seis anos para quem compartilhar; e de quatro a oito anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Os resultados das operações anteriores foram os seguintes:

Luz na Infância 1: 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

Luz na Infância 2: 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando nas prisões de 251 pessoas.

Luz na Infância 3: 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando nas prisões de 46 pessoas.

Luz na Infância 4: 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.

Luz na Infância 5: 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e do Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.

Luz na Infância 6: 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos, no Brasil e nos quatro países, um total de 112 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 7: 06 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos, no Brasil e nos quatro países, 136 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 8: 09 de junho de 2021. Operação envolveu policiais civis de 18 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Panamá e Equador. Foram cumpridos, no Brasil e nos cinco países, 176 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 9: 30 de junho de 2022. Foram cumpridos 163 mandados de busca e apreensão em 13 estados do Brasil (74) e em seis países (89). As buscas recolheram 1 terabyte (TB) de material pornográfico infanto-juvenil. Foram 73 prisões em flagrante, sendo 28 no Brasil e 45 nos demais países envolvidos: Argentina (68), Equador (2), Estados Unidos (5), Panamá (5), Paraguai (7) e Costa Rica (2).

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário