Entre os meses de janeiro a novembro de 2022, 32 suspeitos foram presos em flagrante por furtos e receptação de cabos e fios e 7.128 metros dos materiais foram apreendidos e recuperados, durante ações coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e executadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS).
Com exemplo do combate a esse tipo de crime, foi realizada mais uma ação, nessa quinta-feira (01), quando a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) efetuou a prisão em flagrante de dois suspeitos de furto de fios de cobre e cabos no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A equipe policial foi acionada pelo videomonitoramento do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor), numa parceria da Forças de Segurança do Estado com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).
Ao receberem as informações, de imediato os policiais se deslocaram para o endereço e flagraram a dupla tentando furtar fios e cabos de um poste. Os homens foram identificados como Alexsandro Lima da Silva (19) e Tiago Barbosa do Nascimento (36), ambos com passagens na Polícia por crimes de furtos. Após dar voz de prisão, os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia do 34º Distrito Policial (34º DP), onde a dupla foi autuada em flagrante por furto qualificado.
Ações
A SSPDS tem realizado ações em conjunto com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), visando combater os crimes. As Forças de Segurança do Ceará seguem realizando um trabalho no intuito de identificar e capturar pessoas envolvidas em furtos de fios. Mas reitera, ainda, a importância do registro da ocorrência, que pode ser feito em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.
A Secretaria destaca ainda que a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da PC-CE, realiza fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.
Por último, a pasta lembra que roubar ou furtar cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS
0 comentários:
Postar um comentário