domingo, 30 de outubro de 2022

ELEITOR É PRESO POR FILMAR VOTO NA URNA ELETRÔNICA EM SOBRAL-CE


Um eleitor foi preso neste domingo (30) em Sobral, no interior do Ceará, por filmar o momento em que votava na urna eletrônica na Escola Carlos Jereissati, no Bairro Sinhá Sabóia, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

É proibido utilizar aparelhos eletrônicos, entre eles o celular, na cabine de votação. O equipamento deve ser deixado com o mesário antes de votar e ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto.


A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal.

A pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.

Decisão do TSE

Em agosto, por unanimidade, os ministros decidiram que quem estiver com algum desses equipamentos, deverá deixá-lo com o mesário, junto com o documento de identificação, antes de votar. O eleitor não vai poder entrar na cabine com o celular no bolso, nem mesmo se estiver desligado.

A proibição já tinha sido discutida em reunião do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, com comandantes da Polícia Militar de todo país. Nesta quinta (25), o ministro disse que a decisão é para garantir o sigilo do voto e evitar qualquer tipo de pressão sobre o eleitor.

BLOG SINHÁ SABOIA/ G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário