quarta-feira, 30 de novembro de 2022

PREFEITO DE ITAIÇABA É AFASTADO DO CARGO, E DEPUTADO ELEITO É PRESO EM OPERAÇÃO CONTRA DESVIOS

Ministério Público investiga supostas fraudes em contratos entre o município e empresas privadas

Legenda: Equipes da Polícia Civil cumprem mandados de busca e também de prisão na manhã desta quarta-feira (30)/ Foto: Divulgação

O prefeito do Município de Itaiçaba, Frank Gomes (PDT), foi afastado do cargo por determinação judicial nesta quarta-feira (30). Ele é um dos alvos de investigação do Ministério Público do Estado por supostos crimes como desvio de recursos públicos no Município. O irmão do prefeito, Ermogenes Gomes, e o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) foram presos na mesma operação.

A investigação, comandada pela Procuradoria dos Crimes contra o Patrimônio Público (Procap), analisa possíveis desvios de verbas públicas em contratos com empresas ligadas ao parlamentar eleito Stuart Castro. Ele e o irmão do prefeito tiveram prisão temporária decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

A ação da Procap investiga delitos como crime de responsabilidade, falsidade ideológica, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, supostamente por meio de desvio de recursos públicos e pagamentos indevidos.

O Tribunal de Justiça, com base na investigação, determinou busca e apreensão na Prefeitura do Município, afastamento do cargo para gestores públicos, entre eles o prefeito Frank Gomes, e prisão de agentes públicos e de representantes das empresas suspeitas, entre eles, o deputado estadual eleito Stuart Castro.

A Justiça também determinou a quebra de sigilo fiscal e bancário dos envolvidos inclusive das empresas.

DEFESA DO PREFEITO

Procurado por esta Coluna, o advogado Leandro Vasques, que representa o prefeito do Município e o irmão, informou que ainda está se inteirando dos fatos e só se pronunciará quando o sigilo dos autos forem levantados pelo Poder Judiciário.

BLOG SINHÁ SABOIA/ DN

0 comentários:

Postar um comentário