segunda-feira, 29 de novembro de 2021

SSPDS REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO DO CAFÉ CONVIVA EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nessa sexta-feira (26), a terceira edição do Café ConViva. O evento, que teve como tema o Novembro Azul, mês dedicado aos cuidados com o câncer de próstata, contou com um momentos de descontração e conscientização para os cuidados com a saúde masculina.

O evento, realizado na sexta-feira, teve início às 14h45min com a participação do humorista Oscabritto. O personagem, que é interpretado por Rogério Ribeiro, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), compartilhou histórias de forma descontraída e divertiu o público do evento.

Oscabritto ressaltou a importância do exame de próstata para o diagnóstico precoce. “O que eu posso dizer sobre o Novembro Azul é que: homens, esqueçam o preconceito. Saúde em primeiro lugar! Em dezembro, faço 4.7, tenho que fazer, vou fazer, todos os homens têm de fazer. A sua saúde em primeiro lugar, não sejam machistas, sejam pessoas conscientes. Façam isso! Tem um tom de brincadeira, mas o assunto é sério. Não adianta você ser um homem forte e estar com um problema de saúde. Então, tem que ser simples. Vá lá, cuide, se trate”, afirmou o humorista e subtenente do CBMCE.

O segundo momento do evento foi dedicado à fala do médico Ivon Teixeira, que apresentou dados a respeito da incidência dos casos no Brasil e deu dicas de prevenção ao câncer de próstata. Além disso, ele tirou dúvidas a respeito da doença e do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de recuperação do paciente.

Sobre a realização do evento, o médico ressaltou a importância de abordar o assunto com naturalidade. “Esses encontros são importantes por isso, porque a gente passa essa informação verdadeira para vocês e desmistifica um pouco esses exames e os homens começam a nos procurar mais precocemente”, afirmou.

O médico compartilhou ainda as suas percepções como profissional da área. “No passado, quando começamos a fazer as prevenções, os homens tinham muito medo do toque retal. Era pavoroso, eles chegavam no consultório suando. Achavam que iam ficar menos homens por conta disso. Depois, com o passar do tempo, eles perderam o medo do exame, eles têm medo do diagnóstico”, comentou.

A terceira edição do Café ConViva, realizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep/SSPDS) e Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips/SSPDS), teve continuidade com um terceiro momento, intitulado “Quebrando Tabus: Masculinidade” e foi concluído com um lanche.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário