sábado, 27 de novembro de 2021

CONJUNTO HABITACIONAL JOSÉ EUCLIDES NO JANGURUSSU RECEBE OPERAÇÃO DOMUS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) deflagrou, nesta sexta-feira (26), a 24ª edição da Operação Domus. Com mais de 1.200 apartamentos vistoriados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e construções irregulares removidas, a ofensiva aconteceu, pela primeira vez, no Conjunto José Euclides, no Grande Jangurussu – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

A operação de vistoria tem como objetivo assegurar o bem-estar dos moradores desses locais, verificar a existência de irregularidades e continuar o combate ao crime, proporcionando uma maior sensação de segurança na região.

Balanço

Durante as inspeções, a Enel realizou os desligamentos de 26 pontos de ligações clandestinas em imóveis. Um total de 156 veículos foram abordados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), sendo expedidas 45 infrações. Ao todo, quatro veículos foram apreendidos.

No total, 1248 apartamentos do conjunto habitacional foram vistoriados pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), onde foram constatadas as ausências de iluminação de emergência, extintores vencidos, saídas de emergência obstruídas e caixas de hidrantes sem materiais. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou 17 fiscalizações de tornozelados.
Efetivo

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Outras edições

Com mais quatro meses de duração, a Operação Domus já realizou 24 ofensivas. A primeira aconteceu no dia 15 de julho de 2021, no residencial Alameda das Palmeiras. Outros conjuntos habitacionais também já receberam a operação. São eles: Cidades Jardim I e II, Alameda das Palmeiras II e Vila do Mar III, Conjunto Rosalina, Residencial Bom Jardim, Residencial Sabiá, todos em Fortaleza; e Residencial Orgulho do Ceará II, em Pacatuba, e no Residencial Nova Caiçara, em Sobral.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário