quinta-feira, 13 de outubro de 2022

SUPESP REALIZA TREINAMENTOS PARA FORÇAS DE SEGURANÇA

Detalhamento de informações, cruzamento e formatação de dados, tecnologia e elaboração de estratégias e planejamento são as principais ferramentas aplicadas nas políticas públicas de segurança pública pelo Governo do Ceará. Para estreitar essa relação as tecnologias e os agentes de segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), por meio de suas diretorias, vêm implementando uma série de atualizações e treinamentos para representantes dos demais órgãos vinculados à SSPDS-CE.

As capacitações fazem parte do curso “Tecnologias Aplicadas ao Sistema de Segurança Pública” e têm como objetivo apresentar as mais novas tecnologias desenvolvidas no âmbito da SSPDS aos agentes de segurança pública do Ceará e prover a estes treinamento especializado para o uso das tecnologias apresentadas. O curso, que tem a carga horária total de 16 horas/aula, é coordenado pelo assistente técnico I e policial civil Raif Carneiro e promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), em parceria com a Supesp, por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) e a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp).

Nesta terça-feira (11/10), na sala de gestão da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 15 alunos, oriundos das vinculadas da SSPDS – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) -, tiveram contato as atualizações de sistemas como o Status e Painel Dinâmico, que oferecem soluções tecnológicas para as estratégias na área da segurança pública. O treinamento foi ministrado pelos assessores da Geesp, Leontino Queiroz e Matheus Osterno.

Para o tenente-coronel Flávio Dias, supervisor do Núcleo de Planejamento Operacional da Capital e da RMF da Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da PMCE, é muito importante conferir de perto como essas informações são alimentadas e como podem ajudar no trabalho diário de organização das polícias em suas operações. “Com certeza, todas essas situações apresentadas aqui, desde o lançamento de uma ocorrência e toda sua dinâmica até chegar no sistema, serão fundamentais para nossos policiais e para quem atua no planejamento como eu”, destacou o tenente-coronel Dias.

Integração

Desde o início das capacitações e treinamentos iniciados pela Supesp em 2021, mais de 30 turmas foram contempladas. Também foram realizadas visitas técnicas, que também viabilizaram o acesso a informações estratégicas para comandos especializados da PMCE, como o Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), e para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Os resultados desse aperfeiçoamento no uso de sistemas, inovações e tecnologias pelas forças de segurança auxiliam na redução dos índices de criminalidade, como a diminuição de 16,9% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em setembro de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021. Conforme os dados da Supesp, foram 250 vítimas de CVLI no período, contra 301 no mesmo mês do ano passado. A redução no Ceará também pode ser observada no acumulado do ano. Entre janeiro e setembro de 2022, a queda no indicador de CVLIs ficou em 8,4%. Nos nove primeiros meses do ano atual, foram 2.238 crimes, contra 2.444 entre janeiro e setembro de 2021.

De acordo com o cabo João Filho, da Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic) da PMCE, é importante para os agentes que saiam de uma bolha que naturalmente pode se formar com a rotina do trabalho e conheçam novas possibilidades de tornar a atividade que exercem melhor e mais eficiente. “O curso está sendo excelente para aprimorarmos conhecimento, enxergarmos novas situações. Essa integração entre as vinculadas é fundamental, ajuda a entender a distribuição dos crimes por categorias”, disse o cabo João Filho.

O assessor II da Geesp, Leontino Queiroz, define que o treinamento vai além da apresentação dos sistemas. “Além de conhecer as principais ferramentas que serão decisivas na tomada de decisões para os policiais nas ruas e os gestores no planejamento das estratégias, os agentes poderão sugerir mudanças, adequações nas demandas que nos apresentam, no mapeamento dos crimes. Eles são nossos principais clientes e desenvolvemos toda a tecnologia para mantermos o trabalho de excelência”, finalizou Leontino. Também participaram da capacitação, os assessores Pedro Mourão e Flávio Moreira, da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), e o programador Mário Vale.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário