sexta-feira, 18 de novembro de 2022

MELISSA 100% RECICLADA FEITA EM FORTALEZA É DESTAQUE NA ALEMANHA

 Edição Melissa Flox M Edition recebe prêmio Inovyn na categoria Circular


O case do produto Melissa Flox M Edition, feita integralmente com material reciclado (reaproveitamento de sandálias sem condições de uso) e lançado em 2020, recebeu reconhecimento no Inovyn Awards na categoria Economia Circular. O prêmio entregue na quinta-feira (20), em Düsseldorf (Alemanha), durante a programação da K2022 – a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo – teve passagem pelo Ceará: os 3,9 mil pares dessa edição limitada foram produzidos na unidade da Grendene em Fortaleza.

A Inovyn é a maior produtora de vinis da Europa e está entre as três maiores do mundo, com faturamento anual de € 4,5 bilhões. A cada três anos ela realiza o Inovyn Awards, que reconhece as iniciativas que estão na vanguarda da inovação, envolvendo projetos de sustentabilidade, design, processos e produtos nas categorias Atuação Responsável, Neutralidade de Carbono, Circularidade e Valor para a Sociedade, Inovação e Design. 

Antes do reconhecimento internacional, em 2021 a Melissa Flox M Edition recebeu o Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade na categoria Conteúdo Reciclado Transformador, uma confirmação dos esforços das empresas do segmento de plásticos na região Sul do País. 

“A Melissa tem a fama de ser muito durável. Se o consumidor não a desejar mais, seja por qualquer motivo e estiver em bom estado, a sugestão é trocar, doar ou colocar à venda em brechós. Caso não tenha mais condições de uso, a orientação é levá-la até um Clube ou Galeria Melissa e depositar em um coletor, de onde será encaminhado para virar um novo produto”, diz Raquel Scherer, gerente geral da marca Melissa. “Esse gesto reflete o nível de conscientização dos consumidores, contribui com a economia circular, modelo em que o nosso negócio está inserido, e permite que novas histórias sejam criadas através de ações de diferentes pessoas”, acrescenta.   

Logística reversa

Etapa importante da cadeia de produção da Melissa Flox M Edition é a logística reversa da Grendene, operação que envolveu o recolhimento de 3,4 mil pares de sandálias entre 2019 e 2020 em coletores localizados, na época, em aproximadamente 340 Clubes e Galerias Melissa – hoje o número já chega a cerca de 400 coletores. Parte dos produtos recolhidos foi entregue a três recicladores parceiros, e parte direcionada às fábricas, que possuem conhecimento, equipamentos e a capacidade para separar e identificar os componentes passíveis de serem reciclados. 

“O bacana de tudo nesse empreendimento é o potencial da produção da Grendene, que consegue estabelecer uma ponte entre dois Estados. Em Farroupilha (RS), contamos com a estrutura necessária para os primeiros testes. No Ceará, onde temos unidades em Fortaleza, Sobral e Crato, também entra a tecnologia fabril de ponta, que permite a produção em massa com alta qualidade. É como se fosse uma orquestra, na qual todos têm papel valioso para atingir o sucesso”, ressalta Carlos André Carvalho, Gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene.

Caminhada de evolução

Sustentabilidade é mais do que um conceito para a Grendene. É um processo contínuo de evolução em busca de soluções que preservem o meio ambiente e respeitem as pessoas, como o impacto que trouxe o novo embalamento dos produtos de Melissa lançado em 2021, desenvolvido 100% com material reciclável. A caixa é feita com tinta à base de amido e água, livre de solventes, e com 68% menos emissão de CO₂eq no seu processo de produção.

Recentemente, o Melflex, matéria-prima da Melissa, ganhou uma versão com redução de cerca de 30% nas emissões de CO₂eq na atmosfera por causa da sua formulação composta por 25% de matéria-prima de origem vegetal, uma fonte renovável. Quem inaugura o novo material é a icônica Melissa Possession, clássico da marca, com diversas cores nas linhas adulto e infantil. A novidade recebeu o certificado USDA BioPreferred®, concedido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos a produtos biobased.

Comprometimento com o futuro

Auditada pela SMETA (sigla em inglês para Auditoria de Produção e Comércio Ético), uma das auditorias mais reconhecidas mundialmente em gestão ética e responsabilidade social, a jornada de sustentabilidade da Grendene já recebeu outros reconhecimentos importantes. Um deles é o Selo Ouro da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX), que considera aspectos socioambientais, assim como o nível Diamante do Origem Sustentável, única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para empresas da cadeia calçadista, promovida pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos). A Grendene também é Selo Ouro no programa brasileiro GHG Protocol, sendo que 100% da energia elétrica utilizada vem de fontes renováveis, conforme comprovado pela certificação I-REC (Renewable Energy Certificate, em inglês). Além disso, desde 2020 a empresa participa do CDP (Carbon Disclosure Project).

Sobre Melissa

Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, dentre eles Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. 

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais no segmento. Detentora das marcas Melissa, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para diversos públicos. 

Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. A empresa vende os seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo cerca de 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. Em 2021, registrou lucro líquido de R$ 601 milhões. Para ler o Relatório de Sustentabilidade de 2021 clique: https://bit.ly/3dBWRGg  

Mais informações:

Mayra Rios | Guilherme Arruda | Ricardo Dini

Dinâmica Conteúdo Inteligente

28 de outubro de 2022

(54) 99663-6040

mayra@dinamicaconteudo.com.br

www.dinamicaconteudo.com.br

BLOG SINHÁ SABOIA


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