quarta-feira, 16 de março de 2022

DAMA DE VERMELHO: HOMENS ENTREGARAM ARMAS FALSAS PARA ENGANAR POLÍCIA

 


Peritos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) concluíram que as armas entregues pelos envolvidos no caso conhecido como o desfile da “Dama de Vermelho”, revelado pela coluna, eram diferentes das usadas no dia das filmagens.

Com a ajuda das imagens, os peritos conseguiram identificar, de forma precisa, cada um dos armamentos usados. Todos eram completamente diferentes dos que foram entregues à polícia. No caso, as armas repassadas pelos suspeitos se tratavam de réplicas do tipo airsoft, enquanto as de grosso calibre ostentadas no vídeo que viralizou nas redes sociais eram verdadeiras.


Os armamentos supostamente usados na gravação haviam sido entregues pelos investigados em 23 de fevereiro e encaminhadas ao IC. A pedido da coluna, os peritos fizeram análise minuciosa do vídeo detalharam que, na ocasião, foram utilizadas ao menos uma espingarda CBC Military 3.0 12 Gauge, uma carabina CT9 9mm, uma espingarda Huglu XR7 12 Gauge e outra espingarda armsan A612s 12 Gauge.

Veja imagens das armas sendo usadas:


O caso

Na gravação, homens portando armas longas fecharam o trânsito para que uma mulher desfilasse para um ensaio fotográfico. Em depoimento prestado na 17ª Delegacia de Policia (Taguatinga), o gerente da loja de caça onde o grupo trabalha defendeu que eram “armas de pressão”.

Com a nova prova identificada pelos peritos, os envolvidos responderão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Também foi encaminhado ofício à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército para as providências administrativas, eventualmente cabíveis, relativas à fiscalização do comércio de armas no estabelecimento comercial envolvido na ocorrência policial.

Nessa terça-feira (15/3), a PCDF a cumpriu mandados de busca e apreensão na Loja do Pescador, em Taguatinga Norte e em outros endereços vinculados à operação. Em atuação conjunta com a 17 ª DP, o Exército Brasileiro realizou a fiscalização sobre a venda de armas e munições realizada pela loja, aplicando as medidas administrativas cabíveis.

Foram apreendidas, ainda, mais quatro armas de fogo que serão periciadas. As mencionadas diligências fazem parte do Inquérito Policial instaurado para apurar o caso. Já foram apreendidas 12 armas de fogo e as investigações prosseguem.

A “dama de vermelho” é a consultora de vendas e moradora de Ceilândia Dilma Lane Barbosa. Ela trabalha no estabelecimento investigado e pratica tiro esportivo.

Confira fotos do armamento:


Prévia de casamento


Na época da polêmica, Dilma compartilhou nas redes sociais fotos com amigos. “Hoje foi o dia da prévia do casamento no estande do casal”, comemorou um internauta. No seu perfil no Instagram, a “dama de vermelho” tem fotos segurando diversas armas e vídeos com fuzis e pistolas.

A reportagem tentou contato com Dilma Lane pelas redes sociais, mas não obteve resposta. Além disso, a equipe ligou e mandou mensagens de WhatsApp, mas ela não atendeu nem retornou os contatos. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.

Na Mira ouviu policiais civis que analisaram as imagens e apontaram que as armas seriam reais, uma vez que as réplicas de airsoft precisam ter ponteiras coloridas, usadas para confirmar que não são de fogo. Os homens que aparecem nas imagens teriam registro de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC).

BLOG SINHÁ SABOIA/ METRÓPOLES

0 comentários:

Postar um comentário