quinta-feira, 10 de março de 2022

MILÍCIA ARMADA NO RIO DE JANEIRO É ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Operação PFAline Massuca/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10/3), a operação Hoste, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-RJ). O objetivo é desarticular organização criminosa relacionada às práticas de milícia armada, entre outros crimes, na Baixada Fluminense e em outras localidades do estado do Rio de Janeiro.

Cerca de 150 policiais federais cumprem 19 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da capital. Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita são o alvo.

As investigações foram potencializadas com a Missão Redentor. Elas apontam que o grupo, gerenciado por agente político daquela região, pratica de maneira contínua e reiterada diversos crimes contra a paz pública e outros.

Ainda de acordo com as apurações, o propósito da organização é o lucro criminoso por meio da usurpação de sinal de TV e internet (“gatonet”), venda ilegal de botijões de gás e exploração de mototáxi, entre outros. Todos os serviços são prestados de forma irregular e impostos por meio de ameaças a populares e comerciantes das regiões, com pagamentos de propinas a agentes públicos.

Parte do grupo se dedica também a delitos de tráfico de armas e de drogas, inclusive, apresentando vínculos com outros bandos milicianos atuantes na Zona Oeste da capital. O nome da operação é uma referência à maneira hostil e agressiva que a organização impunha a dominação em determinado bairro.

A Missão Redentor foi estabelecida no Centro Integrado de Investigações e Operações de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e criada na Superintendência Regional da PF no Rio, em julho de 2021. Ela conta com um grupo de policiais especializados na área de inteligência no combate às organizações criminosas violentas voltadas ao tráfico de drogas e armas.

BLOG SINHÁ SABOIA/ METRÓPOLES

0 comentários:

Postar um comentário