sábado, 10 de setembro de 2016

Agentes encontram três armas e 83 celulares em presídio no Ceará

Uma pistola e deois revólveres estavam com os presos (Foto: Arquivo Pessoal)

Três armas de fogo foram encontradas nesta sexta-feira (9) na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. Além das armas, foram localizados e apreendidos 83 celulares.

Os objetos foram encontrados a partir do serviço de Inteligência da direção da unidade durante uma vistoria iniciada após suspeita de que uma arma haveria entrado na unidade prisional. Dois revólveres e uma pistola estavam com os detentos.
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) informou que a entrada dos produtos ilícitos é investigada.
Celulares
Além dar armas, os presos portavam 83 celulares. Na última semana, também foram localizados 165 aparelhos relefônicos, 198 chips, carregadores e baterias no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).
Desde as rebeliões ocorridas em maio, a Sejus tem realizado vistorias antes da ocupação das unidades prisionais. Desde então, conforme o órgão, já foram encontrados mais de 1.500 celulares.
Lei dos bloqueadores
A lei que determina o bloqueio do sinal de telefonia móvel nos perímetros dos presídios do Ceará, aprovada em março deste ano pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo Governador Camilo Santana, ainda não está em vigor. É que a lei ainda precisa ser regulamentada por meio de um decreto, após entendimentos com as operadoras e anuência do Ministério das Comunicação.
A Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei estadual, com pedido de liminar que suspenda seus efeitos. O mérito pede que a lei seja declarada inconstitucional.
G1 CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário