sábado, 13 de fevereiro de 2016

EM SOBRAL: FALECEU O EX VEREADOR MARCELO BARRETO



Francisco Marcelo Barreto Alves entrou na politica sobralense pelas mãos do seu tio ex-prefeito Cesário Barreto, disputando uma cadeira na Câmara Municipal de Sobral, para o biênio 71/72. Foi eleito Vereador com a terceira votação entre os postulantes, e, assumiu no dia 31 de janeiro de 1971 e findou o mandato no dia 31 de janeiro de 1972. Foi escolhido pelo Prefeito Joaquim Barreto seu líder na condução da bancada governista na Casa Legislativa "ocasião onde 31 de janeiro teve oportunidade de conviver de perto com vereadores de prestigio junto ao eleitorado sobralense tais como: Lourival Fonte!es, Antonio de Lisooa, Wilson Oliveira, Valdir Coelho, João Abdelmoumem Melo, Hugo Cavalcante, Benedito Loiola, Fernando Solon, Bemardo Felix da Silva (Dr.Biná), entre outros não menos importantes, amealhando grande experiência política e o respeito de seus pares na Câmara Municipal. 

Foi indicado pelo líder Cesário Barreto para compor a chapa majoritária encabeçada pelo ex-deputado Carlos Alberto Arruda, como candidato a Vice Prefeito nas eleições de 1973, que foi vencida por José Parente Prado, filho do ex-prefeito Jeronimo Medeiros Prado. Após a derrota eleitoral, afastou-se das lideranças políticas e, virou sócio do seu primo Joaquim Barreto na Distribuidora Chagas Barreto Ltda., do Piaui. Revendedora dos Produtos Brahma em Teresina capital do estado do Piauí. Ficou afastado até 1983, quando retomou a Sobral. A convite do Prefeito eleito Joaquim Barreto assumiu a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo tendo em sua gestão conseguido junto ao MINC a reforma e ampliação do palco com madeira, e aquisição de luminárias e canhões de luz, que viabilizaram a apresentação de peças a noite no Teatro São João. Novamente eleito vereador pela Câmara Municipal de Sobral, assumiu no dia 31 de janeiro de 1989 (mandato que findou em 31 de dezembro de 1992); participou como Primeiro Secretário da Mesa Diretora Presidida pelo vereador João Alberto Adeodato Júnior, em cuja gestão foi promulgada a Lei Orgânica do Município de Sobral. Foi um dos relatares da LOM acima citada e também um dos redatores da modernização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sobral, exercendo ainda a liderança da bancada do Prefeito José Parente Prado. No exercício deste trabalho teve a oportunidade de conviver harmonicamente com os vereadores: Abdias Linhares, Donizete Braga, Francisca Oliveira, Paulo Henrique Moita Silva, Nelson Tavares e mais próximo com os Vereadores João Alberto Adeodato Junior, José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão Ibapina), Francisco Ferreira Silva (Dr. Silva) e Ismerino Vasconcelos, todos da base aliada de sustentação do Prefeito. Também foi bem sucedido nas negociações com a bancada de oposição graças ao respeito mútuo com os vereadores: José Maria Felix, Itamar Ribeiro, Abdelmoum Melo, Luciano Feijão, Benedito Loiola e outros. Portanto Marcelo Barreto prestou relevantes serviços a essa municipalidade.

FACEBOOK DO ZEZÃO

2 comentários:

  1. Conheci seu Marcelo há pouco tempo, ouvi muito meu avô falar sobre ele, até que um dia , o atendendo num estabelecimento comercial, tive o prazer de conhecer pessoalmente. Que Deus conforte a família.

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu Marcelo há pouco tempo, ouvi muito meu avô falar sobre ele, até que um dia , o atendendo num estabelecimento comercial, tive o prazer de conhecer pessoalmente. Que Deus conforte a família.

    ResponderExcluir