segunda-feira, 19 de setembro de 2022

SOBRAL E MAIS NOVE CIDADES DO CEARÁ RECEBERÃO TROPAS FEDERAIS PARA AS ELEIÇÕES 2022


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes autorizou a ação das tropas federais no 1º turno das eleições no Ceará. As tropas vão atuar nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pacajus, Quixadá, Tauá, Sobral e Juazeiro do Norte.

A aprovação foi uma resposta à consulta do TSE a todos os Regionais Eleitorais do país sobre a necessidade da atuação das tropas. Devido ao questionamento do TSE, a Comissão Permanente de Segurança do TRE-CE elaborou um levantamento a partir de demandas das 109 zonas eleitorais do estado. Após, essa comissão indicou ser indispensável o reforço da segurança nos dez municípios.

Após a manifestação favorável da governadora Izolda Cela, a demanda foi repassada pelo TSE ao Planalto, que, em 12/8, publicou o Decreto nº 11.172.O ato autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem durante a votação e a apuração das Eleições 2022.

Carga das urnas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inicia nesta segunda-feira (19), a carga das urnas eletrônicas que vão ser disponibilizadas para as eleições 2022. Para todo o estado do Ceará, serão preparadas 25.566 urnas eletrônicas.

Em Fortaleza, esse trabalho acontece, das 8h às 18h, no depósito na nova sede do TRE. A previsão é de que os procedimentos na capital prossigam até o dia 24 de setembro, podendo se estender, se necessário, até os dias 26 e 27 de setembro de 2022.


Nos demais municípios do estado, a carga das urnas será nas sedes das Zonas Eleitorais, em local e horário previamente designados pelo(a) juiz(a) eleitoral e divulgado em edital.

Números

Para Fortaleza, o número de urnas disponibilizadas será de 5.662. Destas, 5.235 serão utilizadas na seção e 427 serão reservas. Já o interior contará com 19.904 urnas, sendo 17.561 destinadas às seções e 2.343 para reserva.

BLOG SINHÁ SABOIA/ G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário