sexta-feira, 23 de setembro de 2022

ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS EM SOBRAL SE MANTÊM EM ALTA

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, os motociclistas foram responsáveis por 95% dos acidentes este ano.



Na semana Nacional do Trânsito, o Portal Paraíso foi às ruas de Sobral saber como pedestres e condutores de veículos estão se entendendo. Uma das observações é que, como ocorre na maioria das cidades brasileiras, o que chama a atenção é o grande número de motocicletas disputando espaços, apertados, com carros e pedestres. O número de acidentes envolvendo motociclistas no município é o espelho da situação de desrespeito às leis de trânsito.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no ano passado, a unidade atendeu 2.693 vítimas de trânsito, desse total 2.562 pilotavam moto, sendo que 1.669 não usavam capacete; 131 dirigiam carro sendo que 53 não utilizavam sinto de segurança. Os números, também, mostram que as motocicletas são responsáveis por 95% dos acidentes em Sobral.

Para a dona de casa Dolores Sousa, o perigo maior é no horário de pico, porque, quando o semáforo fecha para os pedestres, os motoqueiros não esperam a faixa ficar livre, já avançam. “Se a gente não correr para atravessar logo a faixa, eles passam por cima da gente”. reclama, preocupada.

Já, Gerlândia Maria, que passa todo dia no cruzamento das avenidas Pericentral com a Boulevard do Arco (rotatória do arco), o trânsito é tranquilo e os veículos têm respeitado o pedestre. “Todo dia vou para a academia, e todos respeitam e param para a gente passar na faixa de pedestre. Sobral está bem sinalizada.” Diz.

Os órgãos responsáveis pelo cumprimento da legislação de trânsito em Sobral dizem estar trabalhado para diminuir as infrações e o número alarmante de acidentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo, promoveu, nessa quinta-feira (22), o passeio ciclístico ‘Pedal Legal’, para propor “discussões sobre a prevenção e a conscientização, quanto aos impactos das emoções exacerbadas na condução da segurança viária, tema central da Semana Nacional do Trânsito 2022”, reforça a PRF.

O Portal Paraíso procurou a Secretaria do Trânsito e Transporte de Sobral para conseguir dados sobre as infrações cometidas por motociclistas este ano, mas o órgão não mostrou interesse em passar informações. Funcionários do setor sugeriram à equipe procurar a Assessora de Comunicação da Secretaria, identificada como Sarah, mas se recusaram a informar, ou repassar o contato dela, mesmo o institucional. O repórter insistiu em pedir o contato da assessora e a recepcionista mandou que procurasse no Instagram.

Até o momento do fechamento dessa reportagem, ninguém da Secretaria do Trânsito e Transporte de Sobral procurou dar alguma resposta sobre trabalhos relacionados à diminuição dos acidentes de trânsito na cidade, ou do número de vítimas, em especial, os condutores de motocicleta.

BLOG SINHÁ SABOIA/ SISTEMA PARAÍSO

0 comentários:

Postar um comentário