quinta-feira, 11 de abril de 2019

A LIGA DE NEUROCIÊNCIAS DE MEDICINA DE SOBRAL/UFC PROMOVE CAMPANHA SOBRE EPILEPSIA NOS POSTOS DE SAÚDE


Momento da campanha sobre mitos e verdades em epilepsia realizada pela SCNS nos centros de saúde de Sobral

A Sociedade Científica de Neurociências de Sobral (SCNS), um projeto de extensão do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC),  realizou no último dia 2 deste mês, uma ampla campanha acerca de mitos e verdades sobre a epilepsia nos centros de saúde do município. A ideia surgiu do coordenador do projeto, Prof. Dr. Paulo Roberto Leal (Prof. Adjunto Efetivo) com o objetivo de desmitificar diversos aspectos relativos à doença.

Prof. Dr. Paulo Roberto Leal
Segundo o coordenado da liga, a epilepsia é uma palavra que significa invadir, surpreender e trata-se de uma anormalidade elétrica do cérebro, capaz de gerar anormalidades elétricas espontâneas e abruptas, promovendo o desencadeamento de crises epilépticas. "A epilepsia ainda é cercada de muito desconhecimento e inverdades, sobretudo quanto aos cuidados diante do pacientes com uma crise. Esta foi a principal motivação para realizar a campanha nos postos de saúde", enfatiza o Prof. Paulo Roberto Leal. A campanha mitos e verdades sobre epilepsia contou com a parceria da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Saboia (EFSFVS) e da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS), também do Curso de Medicina/UFC. Durante o evento, o principal objetivo foi promover uma formação básica para todos os usuários que frequentam os centros de saúde do município.

Conforme o discente Joaquim Cavalcante, presidente da SCNS, a campanha mostrou-se exitosa em sua pretensão e avaliou de forma positiva a participação e a interação de todos os membros com os usuários dos 11 postos de saúde aonde aconteceu o evento. 

Conhecimento

"Este momento foi muito rico para a nossa formação acadêmica, pois permitiu aos membros da liga de neuro levarem o conhecimento à população de uma doença ainda cercada de tantos mitos e este é um dos principais objetivos de qualquer projeto de extensão, o repasse de conhecimento", explica o estudante Joaquim Cavalcante. A campanha mitos e verdades em epilepsia deverá permanecer ativa e deverá ter sem campo ampliado para outros locais como escolas, parques recreativos e esportivos. Além dos ligante, também participaram do momento os internos e os estudantes do segundo semestre do Curso de Medicina da UFC/Sobral.


BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: ENCONTRO COM A SAÚDE - Com informações da SCNS/UFC-Sobral

0 comentários:

Postar um comentário