sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

SANTANA DO ACARAÚ, NO CEARÁ, VAI INCINERAR TRÊS TONELADAS DE REMÉDIOS

Medicamentos passaram da data de validade, afirma Secretaria da Saúde. Moradores da cidade reclamam de falta de remédios nos postos.



A cidade de Santana do Acaraú, na região Norte do Ceará, vai incinerar três mil quilos de remédios que não foram utilizados até o data do prazo de validade. As caixas com os remédios ocupam corredores e salas da Secretaria Municipal da Saúde. 

Os moradores da cidade que dependem do serviço público de saúde reclamam da administração, que, ao mesmo tempo em que alguns remédios faltam nos postos de saúde, outros são desperdiçados devido à compra em excesso.

"Quando eu ia aos postos, eles diziam 'não tem', não tinha de jeito nenhum. E hoje eu vejo aqui jogado. Não falo só por mim, pela minha família, mas toda a população de Santana do Acaraú. Uma população que não chegava a receber e ia até a farmácia comprar", diz a recepcionista Wilsimar de Souza.
Investigação
Por conta da situação, a Câmara de Vereadores da cidade criou uma comissão para fiscalizar a aquisição de medicamentos e o motivo de tantos medicamentos terão chegado à data de vencimento antes de serem utilizados pela população. 

O diretor de Patrimônio de Santana do Acaraú, João Rodrigues, diz que um dos motivos é a falta de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. "Estamos contactando as empresas em Fortaleza para verificar qual seria o custo e encaminhar ao Ministério Público sobre como proceder", diz.

De acordo com gestores da administração anterior de Santana do Acaraú, 10% dos medicamentos adquiridos pela cidades foram desperdiçados.
BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: G1 CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário