segunda-feira, 20 de junho de 2022

NAS ÚLTIMAS 96 HORAS, PMCE COM AUXÍLIO DO NUVID ATUA EM SEIS OCORRÊNCIAS DE FURTO DE FIOS NA CAPITAL

Nas últimas 96 horas, compreendidas entre a quinta-feira (16) e esse domingo (19), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o auxílio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), atuou em seis ocorrências, nas quais foram recuperados fios de cobre furtados. As ações policiais aconteceram em Fortaleza e resultaram na condução de doze pessoas, suspeitas de furto ou de receptação, às delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A SSPDS tem realizado ações em conjunto com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), visando combater esses tipos de crimes.
Ação no Centro

Na madrugada do último domingo (19), uma equipe policial foi acionada após câmeras do Sistema de Videomonitoramento da SSPDS flagrarem pessoas em situação de rua queimando fiação de cobre, no bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

Uma composição do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da 1ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao constar o fato, apreendeu a fiação elétrica e conduziu dois suspeitos ao 10º Distrito Policial (DP), onde foi realizado um auto de apreensão do material e o registro de um Boletim de Ocorrência (BO).
Prisão no Demócrito Rocha

Em mais uma ação continuada de combate aos furtos de fios de energia, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, no sábado (18), um homem de 27 anos, no momento em que este furtava cabos de energia no bairro Demócrito Rocha (AIS 5). A prisão teve o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).



Os trabalhos policiais iniciaram nas primeiras horas do sábado, quando uma equipe da PMCE foi acionada, pela Ciops, para averiguar um indivíduo que se encontrava em cima de um poste de iluminação pública, no bairro Demócrito Rocha. De pronto, a equipe foi para local onde lograram êxito na localização exata do alvo.

Paulo Henrique Pereira da Silva, de 27 anos, que já possui passagens por furto, foi levado ao 34° Distrito Policial. Na unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), ele foi autuado em flagrante por furto. Uma faca e uma quantia em dinheiro foram apreendidas durante a ação policial.

Trio preso por furto

Em outra ação ostensiva da PMCE, agentes do ciclopatrulhamento do 5º Batalhão da Polícia Militar prenderam, na noite dessa sexta-feira (17), um trio em posse de fios furtados. O flagrante aconteceu no bairro Centro (AIS 4). Na ação, que também teve apoio das câmeras do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops/SSPDS, um alicate foi apreendido e uma grande quantidade de fios foi recuperada pelos policiais.

Matheus Domingos Batista (27), que já possui antecedentes criminais por furto; Uzias Delfino da Silva (38) e Gleydson Jhonatan Sales Menezes (39) foram levados ao 34º Distrito Policial (DP), onde foram autuados em flagrante.

Fios de agência bancária

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, em flagrante, na manhã da última sexta-feira (17), Tiago Barbosa do Nascimento, Francisco Cristiano de Lima e Antônio Marcos Araújo de Castro, todos com 36 de idade, por furto a fios de uma agência bancária no Centro de Fortaleza. Os homens já possuíam passagens pela Polícia pelo mesmo crime.

Por volta de 10h40min, uma equipe do ciclopatrulhamento do 5º Batalhão Policial Militar foi acionada, via Ciops, para ocorrência de indivíduos furtando objetos em agência bancária do Centro. Os policiais militares foram até o local e flagraram a ação criminosa, abordando os três suspeitos com fios e outros objetos do local. O trio e o material apreendido foram apresentados ao 34º Distrito Policial. Os suspeitos foram autuados por furto.

Preso por receptação

Um homem suspeito de receptação foi preso em flagrante, na quinta-feira (16), por uma equipe da Polícia Militar, no bairro Centro (AIS 4). Com o suspeito, os policiais militares apreenderam uma quantidade de fios de cobre.

Uma equipe do ciclopatrulhamento da PMCE realizava diligências na região do Centro, quando visualizou um homem em atitude suspeita. Ao se aproximarem do local, os policiais militares verificaram que o indivíduo tentava queimar uma peça de fio de cobre em uma via do bairro. Após abordagem, o suspeito foi identificado como Tiago Farias Alves (29), que já possui antecedentes por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Tiago recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao 34º Distrito Policial (34º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante por receptação.

Prisão no Moura Brasil

No começo da manhã de quinta-feira (16), uma composição do 5º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu Francisco Rafael dos Santos (32) e Francisco José Lima da Silva (35) com 20 quilos de fios de cobre. A dupla foi capturada em flagrante queimando os fios. O fato ocorreu no bairro Moura Brasil (AIS 4).

Por volta das 5h20min, durante patrulhamento, os militares flagraram dois indivíduos queimando a fiação elétrica. Ambos os suspeitos, que já tinham antecedentes criminais, foram apresentados ao 34º Distrito Policial, onde foram autuados por crime de receptação.
Trabalho integrado

As Forças de Segurança do Ceará realizam um trabalho integrado no intuito de identificar e capturar pessoas envolvidas em furtos de fios. Mas reitera a importância do registro da ocorrência, que pode ser feito em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.

A SSPDS destaca ainda que a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da PC-CE, realiza fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Por último, a pasta lembra que furtar cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário