terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

SUSPEITO DE INJÚRIA RACIAL CONTRA FUNCIONÁRIA DE SHOPPING É PRESO EM FLAGRANTE PELA PMCE


Um homem de 42 anos foi preso em flagrante em uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) sob suspeita do crime de injúria racial e ameaças contra funcionários de um shopping center, no bairro Papicu – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A captura ocorreu no último domingo (20).

A PMCE foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) sobre uma confusão na praça de alimentação do estabelecimento. Na ocasião, o suspeito, identificado como Igor Aquino de Melo, com antecedentes por lesão corporal dolosa e crimes de trânsito, teria xingado uma funcionária com termos relacionados à cor da vítima, após ela ter se recusado a guardar cervejas do homem na geladeira do estabelecimento, cumprindo ordens do gerente do local.

Os seguranças do shopping, ao perceberem a movimentação, tentaram afastar o suspeito da vítima, que ainda ameaçou o gerente do restaurante. Ao chegar, a composição da Polícia Militar tentou abordar o homem, que ofereceu resistência, xingou e ameaçou os agentes de segurança, que conseguiram render Igor Aquino e o encaminharam ao 2º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Na delegacia da Polícia Civil, Igor Aquino foi autuado por injúria racial, injúria, ameaça, resistência e desacato. Um inquérito policial foi instaurado e transferido para o 15º Distrito Policial, que conduz a investigação.

Injúria racial e racismo

O crime de injúria racial está previsto no Código Penal Brasileiro e consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Ou seja, diz respeito principalmente a situações que envolvem a honra de um indivíduo específico, geralmente por meio do uso de palavras preconceituosas.

Já o crime de racismo está previsto na Lei 7.716/89, e ocorre quando o agressor atinge um grupo ou coletivo de pessoas, discriminando uma etnia de forma geral. A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo.

BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário