domingo, 27 de setembro de 2015

CAPACITAÇÃO – A imprensa se reuniu para ouvir dois ícones do jornalismo cearense

JORNALISTA CIDADÃO Meruoca, Ceará

A imprensa se reuniu para ouvir dois ícones do jornalismo cearense.
Os participantes receberam certificado, brindes e um presente da Grendene calçados.
Os participantes receberam certificado, brindes e um presente da Grendene calçados. Fotos: Artênio Mesquita/Gleison Torres.


Encontro pioneiro reuniu profissionais de rádio, jornais, blogueiros e estudantes de jornalismo de vários municípios da região Norte do Ceará. O Seminário Jornalista Cidadão aconteceu na tarde desse último sábado 26, no Ytacaranha Hotel em Meruoca, cidade distante cerca de 250 km de Fortaleza. O evento contou com palestras ministradas pelos experientes jornalistas Eliomar de Lima e Nonato Albuquerque, ambos também são radialistas. Na platéia, além de estudantes do curso de jornalismo das Faculdades INTA e profissionais de outras regiões, o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral, coronel Carvalho Moura e o Secretário de Saúde de Groaíras, Jorge Goersch, prestigiaram o evento.
Nonato e Eliomar palestraram por mais de duas horas. Foi um bate papo descontraído com direito a perguntas e respostas.
Nonato e Eliomar palestraram por mais de duas horas. Foi um bate-papo descontraído com direito a perguntas e respostas.


O encontro teve início por volta das 14h com a palavra do coordenador do Seminário, o repórter Wellington Macedo, em seguida Elineida Parente (SEBRAE), falou da parceria do órgão que decidiu patrocinar o evento, destacando a importância de apoiar eventos voltados para o empreendedorismo e a capacitação e o apoio aos pequenos negócios. Elineida destacou ainda o movimento “Compre do Pequeno” marcado para o próximo dia 5 de outubro, dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, cujo objetivo será de estimular o consumo de produtos e serviços de pequenos negócios todos os dias do ano.

A informação compartilhada na era digital, esse foi o tema discutido no II Seminário Jornalista Cidadão. Nonato Albuquerque abriu a palestra com um slide, mostrando um pouco do surgimento dos blogs e a importância dessa ferramenta para as redações dos principais programas de rádio e jornais no Brasil e no mundo. Ele também falou sobre ética na comunicação digital integralizada com o rádio e jornais, destacou novas ideias e oportunidades de negócios na nova era da comunicação para os futuros profissionais.
Nonato Albuquerque destacou que a criatividade é de extrema importância para não deixar o blog cair na rotina.
Nonato Albuquerque destacou que a criatividade é de estrema importância para não deixar o blog cair na rotina.
O jornalista Nonato Albuquerque destacou que antigamente só os jornais tinham o poder de gerar e publicar as notícias, sendo tudo desconstruído de forma democrática com o advento da era digital, onde todos agora tem a oportunidade de noticiar acontecimentos em tempo real, vencendo até mesmo a agilidade do rádio. Nonato destacou ainda que o facebook é uma importante ferramenta para facilitar o acesso dos blogs, quando as pautas são lincadas, direcionando os internautas para o blog. “Blog não é facebook, essa ferramenta não tem a credibilidade de um blog, mas pode contribuir para o acesso do seu”, Nonato destacou ainda que a criatividade é de extrema importância para não deixar o blog cair na rotina.
Eliomar de Lima destacou a sua alegria de participar do Seminário e compartilhar experiência com os profissionais do interior do Estado.
Eliomar de Lima destacou a sua alegria de participar do Seminário e compartilhar experiência com os profissionais do interior do Estado.


Já Eliomar de Lima, responsável pelo blog mais atualizado do Ceará, destacou três importantes pontos para que o blog ganhe a confiança do leitor. Um projeto ousado, a continuidade nas publicações e conteúdo criativo são fundamentais para sustentar a credibilidade de um blog, segundo ele. Ele destacou a sua alegria de participar do Seminário e compartilhar experiência com os profissionais do interior do Estado. Eliomar elogiou a força que os blogs de Sobral tem nas redes sociais e destacou que acompanha diariamente as notícias publicadas por blogueiros de Sobral e da região Norte.

Para o blogueiro Artênio Mesquita, de Groaíras, o seminário influenciou-o positivamente para a melhoria do seu desempenho na direção do seu blog. “Sem dúvida, o seminário foi um momento muito proveitoso, a troca de experiência com grandes nomes do jornalismo do nosso estado, como o Nonato e o Eliomar, influencia positivamente no nosso trabalho de imprensa. E a iniciativa de organizar esse seminário merece aplausos, pois somos acostumados a ver eventos de todos os tipo em todas as áreas do mercado de trabalho, mas nós não tínhamos isso em nossa região. Foi inovador, e precisa ser continuado, inclusive, uma boa dica que o Nonato deu, que foi de criar uma associação ou cooperativa, também deve ser analisada.” Comentou Artênio.
Eliomar de Lima, Wellington Macedo, Leew Vasconcelos e Nonato Albuquerque.
Eliomar de Lima, Wellington Macedo, Leew Vasconcelos e Nonato Albuquerque.
Já para Leew Vasconcelos, radialista e acadêmico de jornalismo, o seminário foi muito proveitoso por vários motivos. A presença de Nonato Albuquerque e Eliomar de Lima como palestrantes, profissionais de referencia do jornalismo não só do Ceará como no Brasil e os vários temas, destacando a importância de passar uma notícia com eficiência e credibilidade, checando sempre a veracidade dos fatos e fontes, como também a responsabilidade do profissional para com o seu público. “Outro ponto interessante que podemos destacar no evento, foi a presença de vários profissionais de diversas áreas do jornalismo, como radialistas, blogueiros, assessores de imprensa, jornalistas e acadêmicos de jornalismo, o que consequentemente transformou o evento em um encontro de conhecimento e confraternização”. destacou Vasconcelos.
Radialistas, blogueiros, jornaslistas e estudantes do curso de jornalismo das Faculdades INTA prestigiaram o evento.
Radialistas, blogueiros, jornalistas e estudantes do curso de jornalismo das Faculdades INTA prestigiaram o evento.
O evento foi realizado pelo Instituto Filadélfia e patrocinado pelo SEBRAE, mas contou também com o apoio das Faculdades INTA, da Grendene, Sobralnet Fibra Óptica, Execute Tecnologia, Dydentro Malharia, Guaraná Del Rio, Lojas Apologia, Fl Noivas e Festas, Schin, do Sindjorce e Fenaj. A Grendene presenteou todos os participantes com sandálias Mormaii para os homens e as mulheres ganharam sandálias da nova coleção Grendha. Camisetas do movimento “Compre do Pequeno” e brindes da Execute foram sorteados no final das palestras. A coordenação do seminário arrecadou 60 latas de leite em pó. A APASO (Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sobral), foi uma das entidades beneficiadas com as doações. O abrigo de idosos São Francisco e Orfanato São Francisco também serão beneficiados com doações de fraudas geriátricas e leite em pó.

0 comentários:

Postar um comentário