segunda-feira, 19 de outubro de 2020

POR DIA, 15 MIL BRASILEIROS TÊM WHATSAPP CLONADO; FRAUDES CRESCERAM 25% EM SETEMBRO

Crimes virtuais cresceram 273% na pandemia Foto: ARUN SANKAR / STR


Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe revelou que mais de 15 mil brasileiros têm Whatsapp clonado por dia. Em setembro, o número de vítimas cresceu 25% em relação ao mês anterior: a análise projeta que mais de 473 mil brasileiros tenham caído na armadilha no período. São Paulo se mostra como o epicentro dos ataques, com 107 mil afetados, seguido pelo Rio de Janeiro, com 60 mil, e Minas Gerais com 43mil.

Veja: Governo permite comprometer 40% do benefício do INSS com consignado. Veja cuidados e simulações

De acordo com o diretor do laboratório, Emilio Simoni, a clonagem de WhatsApp não é um pishing, mas um golpe que começa com a engenharia social, ou seja, uma articulação para ludibriar a vítima.

— Os fraudadores têm robôs que monitoram sites de vendas. Quando entra um anúncio novo, em questão de dois ou três minutos já entram em contato com a pessoa tentando convencê-la a dar o código de verificação com alguma justificativa. É uma manipulação psicológica. A pessoa acaba passando, sem perceber que esse número é do Whatsapp — completa o diretor: — Isso também acontece muito no Instagram. Os estelionatários observam que a vítima interage com algum perfil de hotel ou restaurante e entram em contato forjando o sorteio de um jantar ou de uma diária.

BLOG SINHÁ SABOIA/ F: PORTAL EXTRA

0 comentários:

Postar um comentário