sexta-feira, 21 de março de 2014

EM NOITE HISTÓRICA, HORIZONTE SURPREENDE E VENCE O FLUMINENSE NA ESTREIA DA COPA DO BRASIL





Horizonte surpreendeu com dois gols no 2° tempo

O desejo profundo, alimentado há meses pelo público horizontino, se fez verdade na noite desta quinta-feira (20), no estádio Domingão. Jogando tal como a partida de sua vida, o Horizonte bateu a equipe do Fluminense, em seu jogo de estreia pela Copa do Brasil 2014, por 3 a 1. 

Ao som de "Uh, terror, Horizonte é matador!", Dico, Marciel e Jajá anotaram os gols da vitória história do Galo. Conca descontou para o tricolor carioca, que não foi páreo para o fôlego inesgotável da esquadra horizontina. Na partida de volta, no Maracanã, dia 10 de abril, o Flu buscará repedir o placar para levar a partida aos pênaltis ou ganhar por mais de dois gols de diferença. Já o Horizonte viajará  para tentar escrever mais um capítulo glorioso em sua história, no campeonato onde já construiu tradição.

Durante os mais de noventa minutos, a partida movimentada guiou a festa dos torcedores presentes no estádio. Horizonte e Fluminense disputaram, lance a lance, de forma equilibrada e com jogo aberto. Os visitantes apresentaram melhor qualidade técnica. Contudo, o Galo não se intimidou. Foi guerreiro na marcação e nas arrancadas destemidas rumo ao gol do tricolor carioca. 

O Flu quem começou nas ações da partida. Logo aos dois minutos, Walter mandou assistência na área e Fred quase chega nela. Em resposta pelo Horizonte, no minuto seguinte, Dico teve liberdade de frente para o gol e mandou uma bomba. A bola passou bem perto da trave defendida por Diego Cavalieri. O "lá e cá" era só nas quatro linhas. Nas arquibancadas, o agito era muito maior da parte dos torcedores horizontinos. Quando os jogadores do Fluminense erravam passes em campo, a vaia no Domingão vinha com força total. Fred, apesar da simpatia antes e depois do jogo, foi a vítima principal.  

Precavido diante de um ataque perigoso, o Horizonte buscou imprimir marcação colada ao longo da primeira etapa. Assim, acabou cometendo algumas faltas no meio-campo e perto da grande área. Porém, o 4-3-3 bem armado pelo técnico Roberto Carlos também rendeu frutos ofensivos. Inclusive, o primeiro gol. Aos 12 minutos, Dico abriu o placar com um golaço. Diego Palhinha cruzou na área, o camisa 11 dominou e chutou forte, sem chances para o goleiro do Flu: 1 a 0 para o Galo do Tabuleiro. Mas a alegria durou pouco. Aos 15, a zaga deu bobeira, Walter lançou Coca e o argentino finalizou na saída de Jefferson. 

Atacante da seleção brasileira, Fred foi acompanhado com atenção pelos marcadores do Galo. Em divididas mais duras, o camisa 9 da equipe carioca - que há pouco enfrentou problemas com lesão - visivelmente tirou o pé. E ele não estava em uma noite das mais inspiradas. Sozinho, de frente para o gol, aos 43, conseguiu chutar a bola por cima do gol. A torcida do Horizonte, claro, não economizou na zoação, caiu na risada e "mangou" do centroavante. Quando soou o apito para o fim do primeiro tempo, a badalação não foi demandada para os medalhões da Série A. A multidão aplaudiu em alto e bom som o elenco aguerrido da Região Metropolitana de Fortaleza. 

Na volta do intervalo, o Galo do Tabuleiro correspondeu ao carinho do torcedor. Seguiu criando oportunidades, indo para cima sem medo e marcando com êxito as investidas do time de Renato Gaúcho no ataque. O Fluminense procurou trabalhar a bola no meio-campo e aproveitar as falhas do sistema defensivo adversário. Mal na partida, o goleiro Jefferson saiu mal em diversos lances, exigindo o suporte dos zagueiros.

A torcida do Horizonte - vendo que o jogo estava franco e sem dominador - engrossou o coro. "Ão. ão, ão, Segunda Divisão" era entoado como provocação ao time do Flu, recém-saído de grande polêmica no Brasileirão 2013, na qual escapou do rebaixamento através de decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se foi pela catimba cearense ou pela determinação do grupo anfitrião, não se sabe. Mas, aos 17 minutos, quem emitiu o brado da vitória foi o Galo. Marciel recebeu passe de Diego Palhinha e finalizou com perfeição: 2 a 1. Redenção e festa para entrar na história do estádio Domingão. O que mais poderia querer Roberto Carlos & Cia naquela noite? Estava bom demais para eles. Só que não. Aos 45 minutos, Jajá fechou o resultado com chave de ouro e também deixou sua marca: 3 a 1. 

Apesar do combate intenso no gramado, o jogo não foi marcado por violência. As equipes souberam disputar o jogo de maneira limpa. Assim, a festa se tornou ainda maior e feliz nos assentos da praça esportiva cearense. Onde, até os últimos instantes do jogo, existiu também apreensão. Pouco por reação fatal do Fluminense. Muito, mas muito, por mais uma manifestação de braveza do jovem time do Horizonte, que, aos 10 anos de idade, bateu um veterano de alta patente.

FICHA TÉCNICA
Horizonte 3x1 Fluminense
Local: Estádio Domingão, em Horizonte
Data: 20/3/2014
Horário: 21h50min
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Renda: R$ 60.882. Público: 4.040
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Gols: Dico (12min/1T), Conca (15min/1T) e Marciel (17min/2T) e Jajá (45min/2T)

Horizonte (4-3-3): 1-Jefferson; 2-Diego Maradona, 3-Douglas, 4-Ramon, 6-Rick; 5-Albano, 7-Rafael Tchuca, 8-Fernando Sobral; 9-Marciel, 10-Diego Palhinha (Jajá); 11-Dico. Técnico: Roberto Carlos.

Fluminense (4-4-2): 12 - Diego Cavalieri; 2- Bruno, 3- Gum, 14-Erivelton, 13-Chiquinho; 17-Valência, 8-Diguinho (Wagner), 7-Jean, 11-Conca (Biro Biro); 9-Fred e 18-Walter (Kennedy). Técnico: Renato Gaúcho. 

(O Povo).

0 comentários:

Postar um comentário