quinta-feira, 20 de março de 2014

Chove em 104 municípios cearenses no Dia de São José.



No dia consagrado ao padroeiro do Ceará, São José, voltou a chover na maioria dos municípios do interior do Estado. Ontem, foram registradas precipitações em 104 municípios sendo a maior delas na região de Iborepi, na zona rural de Lavras da Mangabeira, onde choveu 129mm. Com a intensidade das chuvas, o açude Assis Lucena, responsável pelo abastecimento de água à comunidade, acabou transbordando. O reservatório apresentava baixos níveis de água acumulada e, conforme os moradores que vinham sendo abastecidos por meio de carros-pipa, voltou a sangrar após cerca de dois anos. No município também houve registro de chuvas nas localidades de Mangabeira (90,1mm) e Arrojado (77mm).

Em Alto Santo, município localizado na região do Baixo Jaguaribe, as chuvas que caíram por quase toda a madrugada registraram 119mm. Devido à força das chuvas parte de uma árvore caiu por sobre o telhado de uma residência, provocando estragos materiais. A força das águas também fez desmoronar a estrutura de um depósito de móveis e eletrodomésticos, sendo necessário o auxílio de populares para que produtos e materiais pudessem ser retirados do interior do estabelecimento.

A maioria das vias públicas ficaram danificadas por causa das chuvas. Em algumas ruas, o calçamento foi arrancado e calçadas ficaram destruídas. O telhado de um posto de combustíveis acabou parcialmente danificado por causa dos fortes ventos que também ocasionaram a queda de uma torre de internet. Uma espécie de carroça, onde é feito o transporte da carne de animais abatidos no matadouro público, acabou descendo um barranco e se chocou com residências localizadas no bairro Pão de açúcar. Já no bairro dos Alípios parte da estrutura de um lava-jato desmoronou por cima de um veículoque estava estacionado no local. Um raio danificou um portão de ferro em uma residência. Não houve registro de pessoas feridas por causa das chuvas caídas no município.

No município de Cedro, onde foram registrados 78,3mm, a chuva também ocasionou estragos. Cerca de 50 famílias tiveram suas residências invadidas pelas águas, que acabaram acumuladas nas partes baixas da cidade, que não possui sistema de drenagem. Os bairros mais atingidos foram Alto do Padeiro, Divisão, Conjunto Habitacional e Rua São José. Ontem pela manhã moradores destas áreas fizeram a retirada de móveis do interior das residências para que os prejuízos pudessem ser contabilizados. Conforme o secretário de Ação Social e do Trabalho de Cedro, João Alverne Albuquerque, mesmo com os prejuízos ocasionados pela perda de móveis, nenhuma residência apresenta riscos de desabamento.

Em Fortaleza, a precipitação foi modesta, de apenas 19mm registrados durante a madrugada desta quarta-feira. Também choveu em Jaguaribara (95,4mm), Cedro (78,3mm), Itaitinga (63mm), Várzea Alegre (57,6mm), Eusébio (57mm) e Caririaçu (54mm), entre outros.

Em Fortaleza, ao longo do dia, como já previa informação no endereço eletrônico da Funceme, a cidade ficou sujeita a nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ocasionais. Ainda conforme informações da instituição, a madrugada e manhã desta quinta-feira deve ser de céu parcialmente nublado com períodos de chuva.

FIQUE POR DENTRO

Por que essa data é tão decisiva?

Os sertanejos sempre ficam ansiosos pelo 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Ceará e tido pelapopulação como santo forte na hora de pedir por chuva. Essa é a data limite para os devotos do santo como a última esperança de um bom inverno. Mas existe uma explicação científica para a intensificação das chuvas, já que o período coincide com o fenômeno astronômico - Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul - que faz com que a luz do sol incida da mesma maneira nos dois hemisférios.

Fonte: Diário do Nordeste
foto google imagens

0 comentários:

Postar um comentário