quarta-feira, 14 de março de 2018

Temendo emboscada, governador manda alugar carros blindados para sua proteção


A licitação para o aluguel dos carros blindados saiu no Diário Oficial do dia 12 (segunda)

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), determinou à Casa Civil do estado o aluguel de veículos blindados para sua proteção individual e a de seus assessores diretos. Preocupado com a violência que domina o estado e desafia as autoridades da Segurança Pública, e após sofrer ameaças de facções criminosas, Santana não quer arriscar sofrer uma emboscada ou mesmo uma bala perdida ao andar de carro pelas ruas de Fortaleza.

A intenção do governador foi oficializada na última segunda-feira (12), quando ele mandou publicar no Diário Oficial do estado do Ceará (DOE) o aviso de licitação, através de um pregão eletrônico (de número IG-9553460000), para a “locação de veículos tipo executivo, blindado”.

O governador recomendou, ainda, que a blindagem seja máxima, isto é, no nível mínimo III-A, que representa a mais resistente, podendo resistir até mesmo a tiros disparados por armas de grosso calibre e de guerra, como submetralhadoras. Diz ainda o aviso de pregão que, “a locação é da modalidade diária, em qualquer ponto do território nacional, visando atender as necessidades do Gabinete do Governador, por intermédio da Casa Militar”.

Resistente

Segundo os especialistas no assunto, a blindagem do tipo nível III-A representa mais de 90 por cento dos carros que saem das empresas blindadoras. Apesar de haver outros níveis mais baratos o III-A é o preferido, pois suporta tiros de qualquer arma de mão, mesmo as mais poderosas, como uma pistola calibre 9 mm – também utilizado em submetralhadoras) ou um revólver .44 Magnum.

Isso permite que o motorista tenha certeza de que sairá ileso de qualquer assalto em situação de trânsito. Mas o custo é alto: na média, peso adicional de 150 quilos em um sedã médio e preço a partir dos R$ 50.000.

Nas ruas

No último domingo (11), Camilo Santana saiu às ruas de Fortaleza em companhia do secretário da Segurança Pública, delegado André Costa; e do comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana, e foi vistoriar blitze que estavam sendo feitas em vários bairros da Capital. A medida foi tomada após o Ceará registrar sua quarta chacina em pouco mais de dois meses de 2018.

Após uma reunião extraordinária em plena manhã de domingo no Palácio da Abolição, Camilo Santana e sua equipe da Segurança Pública visitou diversos bairros e fiscalizou as blitze da Polícia Militar. Em seguida, foi até a sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde esteve frente a frente com um suspeito de ter participado da chacina no bairro Benfica, onde sete pessoas foram assassinadas na noite de sexta-feira (9).

Governo esclarece

A Assessoria do Governo negou que Camilo Santana irá utilizar veículos blindados para seu transporte pessoal. Segundo a nota, esses pregões são corriqueiros para atender a exigência de autoridades nacionais e internacionais em visita oficial ao estado do Ceará.

Um comentário:

  1. É por isso que eles não mudam as leis e por que pra eles tem segurança máxima já nos que se lasca.

    ResponderExcluir