Como parte da programação do Curso de Gestão de Metas para a Segurança Pública da Região Norte do Ceará, bombeiros militares dos quartéis de Baturité, Canindé, Ipueiras, Sobral e Crateús participaram, nessa sexta-feira (04), da aula de Gestão por Processos na Segurança Pública. A formação foi ministrada pelo tenente-coronel Weibson Braga (QOPM), mestre em Planejamento e Políticas Públicas e coordenador da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O curso iniciou na última segunda-feira (31), em Sobral, que fica na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, e teve como público-alvo oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) que atuam em companhias, batalhões, delegacias e núcleos de perícia vinculados às Áreas Integradas de Segurança (AIS) que compõem a Região Norte do Ceará – sendo as AIS 14, 15, 16 e 17.
Sobre a aula de Gestão por Processos na Segurança Pública
Durante o curso, os participantes foram capacitados a aplicar os princípios da gestão por processos com foco na padronização de procedimentos, integração de setores, otimização de rotinas e aumento da eficiência e eficácia das atividades operacionais e administrativas. Um dos destaques da disciplina foi o uso do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) como ferramenta de melhoria contínua, além da ênfase na utilização de indicadores de desempenho e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) como instrumentos fundamentais para garantir a qualidade e a segurança dos serviços.
Na formação, também foi ressaltada a importância do trabalho em equipe e da liderança voltada para resultados e geração de valor público, refletidos na maior sensação de segurança da população, fortalecimento da confiança institucional e resposta eficaz às emergências. A participação dos bombeiros militares enriqueceu as discussões, com contribuições baseadas em suas experiências práticas nas atividades de prevenção e resposta.
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS
0 comentários:
Postar um comentário