Em setembro de 2013, a Grendene estabeleceu uma parceria com a Prefeitura com vistas a um plano de ação para melhoria do trânsito em torno da indústria que vem crescendo vigorosamente em Sobral. Esta dinâmica econômica, que mudou para melhor a vida de muitas pessoas, vem demandando ajustes naturais de planejamento de mobilidade urbana para cerca de 20 mil pessoas, que chegam todos os dias à empresa, usando diversos meios de transporte.m setembro de 2013, a Grendene estabeleceu uma parceria com a Prefeitura com vistas a um plano de ação para melhoria do trânsito em torno da indústria que vem crescendo vigorosamente em Sobral. Esta dinâmica econômica, que mudou para melhor a vida de muitas pessoas, vem demandando ajustes naturais de planejamento de mobilidade urbana para cerca de 20 mil pessoas, que chegam todos os dias à empresa, usando diversos meios de transporte.
O plano considera várias ações multidisciplinares e todas elas priorizam a segurança das pessoas, evitando aglomerações externas, separando o fluxo de caminhões e de pessoas, criando estacionamentos para ônibus e alterando o sentindo de algumas ruas.
Fluxo de Caminhões
Uma das principais ações deste plano está ligada à construção de mais uma área industrial que funcionará como um Centro de Distribuição (CD).
O novo CD, que já é chamado na cidade de "Fábrica 8", promoverá uma grande mudança no tráfego do entorno da empresa, pois concentrará todo o fluxo de caminhões para a CE 362 (estrada para Massapê) que foi recentemente duplicada e tem melhores condições viárias do que a Av. Pimentel Gomes, onde se encontram as principais portarias da Grendene.
Fluxo de Pessoas
Além da construção de uma nova portaria exclusiva para caminhões, a Grendene redistribuiu os acessos de pessoas nas portarias da fábrica 6 (Av. Pimentel Gomes) e nas portarias das fábricas 2 e 3, ambas localizadas na Rua Dr. Paulo Sanford. Esta distribuição em três portarias, em duas ruas diferentes, trará um melhor controle da distribuição de entrada e saída dos colaboradores.
Para que todo este plano fosse posto em prática, a Grendene divulgou, para cada colaborador, qual o percurso que ele deve fazer desde a sua entrada até o seu posto de trabalho, bem como a sua saída. Este novo movimento diário de 20 mil pessoas está em fase de adaptação e é constantemente analisado pela Grendene. A avaliação preliminar demonstra que já houve uma significativa melhora na distribuição do trânsito de pessoas e veículos, mesmo sem o início do funcionamento da nova portaria de caminhões, prevista para este primeiro semestre de 2014.
Além destas ações, houve também a intensificação das campanhas de educação para o trânsito em parceria com a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU - da Prefeitura de Sobral.
Novos Estacionamentos para Ônibus
Outra ação importante é a construção de dois estacionamentos para os ônibus das cidades vizinhas que servem aos colaboradores da empresa. Um dos estacionamentos está sendo construído pela Grendene, em terreno da própria empresa, mas com acesso totalmente externo pela rua Paulo Sanford, de modo a servir aos colaboradores que utilizam as portarias 2 e 3.
O segundo estacionamento está em análise pela Prefeitura de Sobral e será construído às margens Av. Pimentel Gomes.
Sentido Único
Para que estas obras fossem iniciadas, houve um estudo geral do sistema viário, incluindo a criação de um binário (conjunto de duas ruas paralelas com sentidos contrários de tráfego) composto pela rua Paulo Sanford e rua José Custódio de Azevedo.
Todo este conjunto de ações envolveu muito planejamento de especialistas, tanto da Grendene como da Prefeitura e do Detran. Após o período inicial de adaptação aos novos caminhos, haverá uma importante melhora no trânsito da região, com reflexos positivos para toda a cidade.
--
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq
0 comentários:
Postar um comentário