sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

POLÍTICA: POR RAFAEL MELO

O Estado ou as ações politicas que o homem prática, para Aristóteles, constitui a expressão mais feliz da comunidade em seu vínculo com a natureza. Segundo Aristóteles, assim como é impossível conceber a mão sem o corpo, é impossível conceber o indivíduo sem o Estado.A comunidade política forma-se de forma natural pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem. E ninguém pode ter garantido seu próprio bem sem a família e sem alguma forma de governo. Para Aristóteles os indivíduos não se associam somente para viver, mas para viver bem, cuja finalidade é a virtude dos seus cidadãos para o bem comum.

Analisando e comparando a politica atual, segundo a visão de Aristóteles, se torna uma utopia, quando percebemos o qual é a política da nossa realidade. Nossos políticos se comportam completamente ao contrário desse conceito aristotélico.

Geralmente esses governantes se aproveitavam do poder a eles conferidos para explorarem os trabalhadores em benefícios próprio, através da corrupção e aberração de toda desordem.

Homens públicos que deveriam preservar a ordem publica, o bem comum, que é a máxima, digamos assim, da política, aproveitando – se daquilo que é gerado pelo próprio povo, que são os impostos, para fins pessoais em detrimentos de uma maioria que fica jogada a própria sorte.

É vergonhoso termos que conviver com essa realidade constantemente de desvios de verbas publicas, que seriam usadas para melhoria e ampliação da saúde, melhoria da educação, construção de casas para quem não tem moradia, gerar empregos e renda, matar a fome das pessoas, irem para as contas de alguns charlatães, que estando assumindo um cargo que foi conferido pelo povo, não dão mínima para essa realidade. É revoltante e o mais doloroso é ver que existem pessoas com sã consciência concordando com tal realidade sem nenhum constrangimento ou questionamento.

É dentro desse chiqueiro de porcos que vejo que anda a política brasileira. As reportagens de televisão nos são a dimensão do descaramento desses nossos políticos. Devoram o dinheiro publico em benefícios próprios, usando de uma safadeza chamada marketing para despistar a opinião pública da realidade em que se encontram. Desprovidas de uma capacidade de discernimento, a própria população continua sendo refém desse sistema de coronelismo disfarçado.

Quando me perguntam se seria candidato em 2012, fiquei meio perturbado com a ideia. Não tenho como meta ser político de partido, exatamente por estar cercado por essa realidade negativa. Mas ao mesmo tempo penso: será que todo mundo que entra na política tem que ser mesmo,obrigatoriamente,corrupto? E o que não faltam são pessoas que me digam que não é. Fico pensando: será que todo político tem que realmente perder o caráter, se submetendo a corrupção e a desonestidade para ter status e, se dar bem na vida?
Alguns dizem: Bobagem todo mundo que entra pra política só entra pra roubar; só pensa em se dar bem, o resto que se lasque. Isso é uma prova, que se pensam dessa forma, como é que pensam que essa realidade vai mudar? 

0 comentários:

Postar um comentário