sábado, 12 de outubro de 2013

RONDA DO QUARTEIRÃO: DO AZUL PARA CINZA, DO PATRULHAMENTO PARA O COMBATE.


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) começa a implementar as mudanças no programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão. Hoje, pela manhã, foi dia de despedida de vários PMs que vinham integrando o Ronda. Haverá remanejamentos para o Policiamento Ostensivo Geral (POG), além de redimensionamento de áreas, chegada de novos PMs e até mudança de farda (do azul passará para o cinza).

As mudanças seguem determinação do secretário Servilho de Paiva e foram acertadas entre ele e o governador Cid Gomes, depois das mudanças na Pasta, no mês passado. A ideia é tornar o Ronda mais ativo na repressão aos crimes de assaltos (roubo) e no auxílio ao POG, já que este está capenga, com poucas viaturas e policiais desmotivados.
Embora não estejam ainda anunciadas oficialmente, as mudanças vão incluir, especialmente, a remoção do efetivo atual para o POG e a entrada no Ronda dos 1.150 novos soldados que estão já formados e prontos para ingressar nas fileiras da tropa ordinária. Isto acontecerá progressivamente, bom que se diga.
Hoje, a população se ressente de policiais nas ruas, praças e avenidas de Fortaleza. Os assaltos a ônibus, em cruzamentos, estabelecimentos comerciais e residências são um verdadeiro pesadelo para os fortalezenses.
As alterações no Ronda do Quarteirão foram incluídas no documento redigido pelo atual secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, no diagnóstico que ele fez da Pasta quando esta ainda era dirigida pelo coronel Francisco Bezerra. Este, sempre quis uma Polícia Militar mais atuante do enfrentamento à violência, mas havia resistências dentro do próprio Governo. Não foi à toa que Bezerra (oficial de extrema visão) redimensionou o Raio (transformando-o de companhia para Batalhão) e criou o Comando Tático Rural (Cotar), além de aumentar o efetivo do BPChoque, aumentar o efetivo da Coin (Inteligência), reinstalar os Serviços Reservados nas companhias, batalhões e Grandes Comandos (CPC, CPI e CPE), e obter do governo a compra de três helicópteros para a Ciopaer. O Ronda terá novas missões.

FERNANDO RIBEIRO
Fonte: Blog Polícia\DN

2 comentários:

  1. otimo agora podemos ficar um pouco tranquilos sabendo q temos policiamentos nas ruas para combater crimes como assaltos entre outros

    ResponderExcluir
  2. nossa que maravilha vamos ter mais segurança estavamos precisando

    ResponderExcluir