A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desencadeou uma operação com foco na fiscalização de veículos pesados, concentrando-se nos sistemas de freio e no tempo de descanso dos motoristas profissionais, na região de Sobral/CE, entre os dias 16 e 19 de outubro. A iniciativa foi uma resposta a um preocupante aumento nos acidentes envolvendo veículos pesados no trecho de circunscrição da Delegacia PRF em Sobral.
A operação tinha como principal objetivo detectar falhas e inoperâncias nos sistemas de frenagem dos veículos, bem como verificar o cumprimento das regulamentações relativas ao tempo de descanso dos motoristas profissionais. Tais regulamentações visam manter a saúde dos condutores e reduzir os riscos de acidentes causados por fadiga e sonolência, além de combater o uso de substâncias perigosas para se manter acordado por longos períodos.
Durante a operação, os policiais fiscalizaram um total de 162 veículos e 115 pessoas ao longo de dois dias em Sobral. Além disso, foi constatado um excesso de peso de 10 toneladas e 15 condutores foram autuados por não cumprir as regras estabelecidas para o descanso dos motoristas. Importante ressaltar que, durante o período da operação, não houve registro de acidentes no trecho impactado pelas ações da PRF.
Fiscalizações e atividades educativas
A fiscalização não se limitou apenas a veículos pesados; a PRF também realizou abordagens educativas a ônibus, onde repassou informações cruciais sobre segurança viária a 86 pessoas. A PRF se mantém empenhada em assegurar a segurança nas estradas e conscientizar os motoristas sobre a importância de cumprir as leis de trânsito. As ações não se limitam à fiscalização, mas também buscam entender os fatores que contribuem para os índices de acidentalidade.
Ademais, a PRF continuará a concentrar seus esforços em estratégias de conscientização para orientar os condutores e viajantes sobre comportamentos seguros no trânsito. A busca por evitar acidentes e salvar vidas permanece como missão da PRF, reforçando, assim, o compromisso com a segurança viária.
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM PRF
0 comentários:
Postar um comentário