segunda-feira, 22 de junho de 2020

ENTENDA TUDO SOBRE O NOVO CADASTRO ÚNICO, 100% DIGITAL E LIVRE DE FRAUDES


Após o fechamento dos atendimentos presenciais, parlamentares discutem a implementação de um cadastro 100% digital e livre de fraudes.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, vários setores da economia ficaram sem funcionar, inclusive as unidades que cuidam dos atendimentos à programas sociais do governo federal. Tudo para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.
Responsável pela inscrição de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), foi um dos afetados com as medidas de isolamento social. 

Cadastro Único Digital

Com os atendimentos presenciais interrompidos, a senadora Elizane Gama (Cidadania – AM), sugeriu a implantação de um chamado “Cadastro Único 100% Digital”. Além de garantira a continuidade do serviço, as inscrições on-line serão mais seguras e sem o risco de fraudes.
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora.
De acordo com dados do governo, cerca de 46 milhões de brasileiros estão em situação de vulnerabilidade. Sob a alcunha de “invisíveis”, ou seja, fora do alcança do governo, o número representa 1/4 da população do país.
Esse grupo de pessoas costuma não apresentar conta em banco, acesso regular à internet ou situação regular junto à Receita Federal e justiça eleitoral. O volume de CPFs suspensos e cancelados, por exemplo, é um dos indicativos para esse quadro preocupante.

Como consultar a inscrição ao CadÚnico?

O governo federal oferece três opções de consulta ao CadÚnico: uma via site, uma por aplicativo e outra pelo telefone. Confira:
  1. Pelo site do Ministério da Cidadania, basta preencher o formulário com as informações pessoas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, município e estado de residência.
  2. Pelo aplicativo “Meu CadÚnico”, habilitado para dispositivos Android e iOS. Após a instalação, basta inserir o nome completo, data de nascimento, nome do estado e nome da mãe.
  3. Pelo telefone 0800 707 2003. A ligação é gratuita de telefone fixo e serve para tirar dúvidas sobre o CadÚnico e de outros programas sociais do governo.
BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: EDITAL CONCURSOS BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário