domingo, 28 de janeiro de 2018

Ossos de animais estão amontoados as margens do Rio em Santana do Acaraú

A cidade de Santana do Acaraú está sem equipamento para o abate de animais desde 2012, quando a justiça interditou o matadouro local, por falta de condições físicas para o abate dos animais. Atualmente não há um controle sobre os animais que são abatidos na cidade, acredita-se que grande parte da carne consumida pela população local seja de “moita” (animal abatido clandestinamente e sem controle sanitário).

Nossa reportagem recebeu na manhã deste domingo (28) fotos de um depósito de ossos que estão amontoados às margens do rio Acaraú, a ossada está localizada na margem direita do manancial nas proximidades da Rua Fortaleza no bairro São João, segundo os moradores que encontraram o material, há muitos ossos no local, alguns inclusive foram jogados recentemente, “além dos ossos há muitos urubus que procuram o local em busca de comida,” disse um morador que preferiu não se identificar. “Quando chegar em casa vou tomar banho de asseptol”, disse outro banhista que encontrou a ossada.
  
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Francisco Arlene Farias disse a nossa reportagem que irá mandar uma comissão até o local para verificar o fato. Já a coordenadora da Vigilância Sanitária de Santana do Acaraú, Ana Maria Anselmo, disse estar surpresa com as imagens “fiquei chocada com essas imagens,” disse Anselmo. A coordenadora informou ainda que enviará técnicos da vigilância sanitária para visitar o local e tomar as medidas necessárias.
Já o Vereador Fabio Gomes Oliveira (PDT) disse a nossa reportagem que irá apresentar junto a Comissão da Saúde da Câmara Municipal, um pedido para investigação do caso.
Com a cheia do Rio Acaraú, dezenas de pessoas estão indo tomar banho no manancial, mas não imaginavam que o rio estaria servindo de depósito de restos de animais abatidos.



0 comentários:

Postar um comentário