terça-feira, 23 de janeiro de 2024

DOIS ACUSADOS DE SEREM 'MATADORES' DE FACÇÃO CRIMINOSA ENTRAM NA LISTA DOS MAIS PROCURADOS DO CEARÁ

Os suspeitos respondem por diversos homicídios ocorridos na Região Norte do Estado e são considerados, pela SSPDS, como 'perigosos'

Dois acusados de atuarem como 'matadores' em uma facção criminosa cearense entraram para a lista de Mais Procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). A dupla responde por diversos homicídios ocorridos na Região Norte do Estado.

A SSPDS ressalta, em seu site, que Eduardo Anderson Ferreira Cordeiro, conhecido como 'Loquinha', de 23 anos, e Paulo Henrique de Paula Martins, o 'Pescador', 33, são considerados "perigosos". Sobre 'Loquinha, a Pasta afirma que é um "homicida com forte atuação na Região Norte do Estado do Ceará, principalmente nos municípios de Sobral e Forquilha, além de responder por porte ilegal de arma de fogo".

Quanto a 'Pescador', a Secretaria cita que é "autor de diversos delitos, entre eles: homicídio, posse irregular de arma de fogo, tentativa de latrocínio, receptação, roubo, porte ilegal de arma de fogo". A defesa da dupla não foi localizada pela reportagem.

Eduardo Anderson chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na posse de uma pistola calibre 380 e munições, no Município de Forquilha, em maio de 2023. Mas acabou solto. Já Paulo Henrique é procurado pelas autoridades desde 2019.

HOMICÍDIOS SE ESPALHAM PELA REGIÃO NORTE

Eduardo Anderson Ferreira Cordeiro é suspeito de participar de seis homicídios, segundo a SSPDS. Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, pelo menos três desses casos - ocorridos na Região Norte, entre junho e agosto de 2021 - viraram processos criminais, que tramitam na Justiça Estadual.

'Loquinha' foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por dois desses homicídios, que aconteceram nos municípios de Sobral e Forquilha. Outro crime ocorrido em Sobral ainda é investigado em fase de Inquérito Policial. O Órgão Acusatório trata o réu como um "matador" de uma facção cearense.

Já Paulo Henrique de Paula Martins é acusado de participar de dois homicídios, em julho de 2017, em Sobral, e em abril de 2019, no Município de Quixadá.

Em setembro do ano passado, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá emitiu despacho para citar o réu conhecido como 'Pescador' para ele responder ao processo criminal que tramita naquela Comarca e pediu até para o seu nome ser procurado no Sistema Penitenciário cearense. Mas, como não o localizou, a Justiça determinou a citação por edital, para a ação penal avançar.

Em outro processo, 'Pescador' foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará com 'Loquinha' e um terceiro homem por uma tentativa de homicídio ocorrida também em Sobral, em março de 2021. Segundo a denúncia do MPCE, o trio invadiu a residência e atirou contra a vítima, que conseguiu fugir. Os acusados seriam integrantes de uma facção cearense e o alvo da ação criminosa, de uma organização criminosa de origem carioca.

BLOG SINHÁ SABOIA/ DN

0 comentários:

Postar um comentário