sábado, 8 de fevereiro de 2020

HISTÓRIA DE NOSSA TERRA. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOBRAL



HISTÓRICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.


A ESTAÇÃO: A cidade de Sobral existe desde os primórdios do século XVIII. Já em 1773 tornou-se município. A estação de Sobral foi inaugurada em 1882 como ponta de linha da E. F. de Sobral. Assim permanece por 11 anos, trazendo desenvolvimento à cidade.

Em 1950, a linha de Itapipoca, vinda de Fortaleza, atingiu Sobral e o trecho até Camocim tornou-se um ramal. A estação de Sobral passou a ser entrocamento das duas linhas. O ramal de Camocim foi desativado no início dos anos 1980. 

A estação foi desativada em 1988 para passageiros, trens que foram então extintos. 

Apesar do grande movimento de vagões da CFN, em 2009 a estação estava abandonada: "Moradores da rua Cel.Sabino com Pintor Lemos, reclamam do quase completo abandono da área da Estação Ferroviária que, segundo eles, está servindo de depósito de lixo e coito de marginais. 'Daqui a gente sente o cheiro da droga que é consumida no local e fica exposto aos marginais que, depois que se drogam, passam a atacar quem passa' (...) Desde que acabou a movimentação dos trens de passageiros, o prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), ficou isolado, servindo somente para funcionários da rede, com atuação no serviço de transporte de cargas e consertos das máquinas. 

O prédio, todavia, ficou desprezado e sua área de entorno serve de depósito de lixo doméstico e restos de materiais de construção (...) Dentre em breve, a Prefeitura de Sobral irá desenvolver o projeto de revitalização e urbanização de todo o entorno da imagem do Cristo Redentor. Espera-se aí um tratamento mais atencioso ao secular prédio da estação, um dos importantes patrimônios históricos, que marcam o início da povoação da cidade de Sobral.

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: CORREIO DA SEMANA

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