quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

QUATRO INTERNOS DE PRESÍDIOS DO CEARÁ SÃO APROVADOS EM CURSOS DA UFC E DO IFCE

Um deles foi aprovado no curso de Direito da UFC. Agora cabe ao Poder Judiciário
decidir se os presos poderão assistir às aulas 

Quatro internos e egressos do sistema penitenciário do estado conseguiram vaga na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos cursos de Direito, Rede de Computadores, Letras-Espanhol e Agronomia na Universidade Federal do Ceará e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) do Campus Canindé. 

A notícia chega em meio a maior crise de segurança pública no estado, que vem sofrendo com ataques criminosos desde o dia 2 de janeiro. 

O secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca que o intuito é ampliar o investimento na educação dos presos. 

“As grandes unidades estão recebendo a sondagem dos professores, um momento para identificar o nível de escolaridade dos presos e matriculá-los na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nossa expectativa é ter um grande número de alunos em sala de aula e garantir acesso ainda maior à educação superior no próximo ano”, afirma. 

O quarteto aprovado é do Centro de Triagem e Observação Criminológica, Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne e Cadeia Pública de Aratuba. Três deles foram aprovados para a UFC e um para o IFCE. A decisão se os internos poderão ou não assistir às aulas é do Poder Judiciário. 

A preparação dos alunos para o Enem foi feita por meio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões realizados nas unidades através da parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Educação (Seduc). 

A SAP auxilia a família na documentação necessária para a matrícula, após a aprovação. Os números ainda podem aumentar com a chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que garante vaga em instituições particulares. 

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário