domingo, 2 de agosto de 2015

26 anos sem o Rei do Baião, seu Luiz


Luiz ‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento nasceu em Exu, em 13 de dezembro de1912, e morreu em Recife, no dia 2 de agosto de 1989. Foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião e uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.
Acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e do forró pé de serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.


Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha persona non grata em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.

Fonte: pt.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário