sábado, 12 de março de 2016

Polícia descarta Clássico-Rei em outra data, e MP pede fim das organizadas

Sobre boatos de que Clássico-Rei mudaria por conta dos protestos políticos, tenente-coronel nega. Aginaldo pede punição para organizadas do Fortaleza - TUF e JGT


Após o confronto entre os membros de organizadas do Fortaleza na partida diante do Sport pelo Nordestão, a Polícia Militar descarta uma mudança na data do primeiro Clássico-Rei válido pelo Cearense. O jogo será no dia 13 de março e, na mesma data, ocorrem dois protestos políticos na cidade. De acordo com o tenente-coronel Aginaldo Oliveira, do Batalhão de Policiamento de Eventos da PM, responsável pela coordenação de segurança do estádio, o jogo será mesmo no domingo e terá 660 policiais  no efetivo. O que será feito, segundo Aginaldo, é o reforço interno, para evitar episódios de pancadaria como o de quarta-feira. Aginaldo também pede a punição para as duas organizadas do Fortaleza - a TUF e a JGT. 
confusão, fortaleza, torcida, carrossel (Foto: JL Rosa / Agência Diário)                Confusão da "torcida" do Fortaleza no Castelão, no Nordestão (Foto: JL Rosa / Agência Diário)

- Preocupar, preocupa. As torcidas do mesmo time brigaram entre si na quarta. No domingo teremos torcidas adversárias. Mas estamos reforçando na parte interna para evitar confronto. Lá fora, conseguiremos controlar bem. Nesta quinta e sexta pela manhã, devemos nos reunir com o Ministério Público e o Juizado do Torcedor para adotar medidas punitivas para as duas torcidas que brigaram ontem (na quarta). Domingo eles não podem estar lá como se nada tivesse ocorrido - afirma o tenente-coronel. 

Na tarde desta quinta-feira, em coletiva, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) entrou com uma ação pedindo ao Judiciário o fim das torcidas organizadas no Estado. A principal motivação foi a briga entre a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e a Jovem Garra Tricolor (JGT). O coordenador do Nudetor, Francisco Xavier, falou que é preciso mais firmeza de todas as partes e mais colaboração da Secretaria de Segurança.  Aginaldo concorda. 

- As torcidas organizadas não têm capacidade de se comportar bem dentro do estádio. Não tem jeito. A Prefeitura (de Fortaleza) ia premiar as torcidas pelo comportamento. Fez o Campeonato de Torcidas Organizadas. Mas nem isso eles levaram em conta. Fizeram o contrário de tudo o que nós conversamos na reunião. O Fortaleza estava vencendo o jogo. Por motivos banais, houve o confronto. Coisas de vândalos - defendeu Aginaldo. 
O I Campeonato das Torcidas Organizadas será no próximo dia 12 (sábado), na Praça do Ferreira, no bairro Centro. Foi a parceria entre a coordenadoria de Juventude de Fortaleza e torcidas organizadas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário que fez nascer o projeto ao qual se referiu o tenente-coronel. 
O Ministério Público também pede que a TUF, a JGT e a Cearamor, torcida do Ceará, não possam ter acesso aos estádios com artefatos que remetam às organizadas. 
G1 CEARÁ
G1 CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário