quinta-feira, 24 de março de 2016

CONTROLADORIA INVESTIGA ESQUEMA DE PAGAMENTO DE PROPINA PARA VAGA EM CADEIA PÚBLICA

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) abriu investigação para apurar denúncias da existência de um esquema de “venda” de vagas para presos na Cadeia Pública de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Informações levadas ao conhecimento da CGD apontam o suposto  envolvimento de agentes públicos e de advogados no esquema em que o preso que desejasse ser transferido da delegacia de Polícia Civil (superlotada) para a Cadeia Pública pagaria a propina de R$ 2 mil.
A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), responsável pela administração do sistema carcerário do Estado do Ceará, informou, ontem, ter afastado das funções o diretor daquela  unidade penal, ao mesmo tempo em que deu ciência à Controladoria sobre o fato.
O esquema de “venda” de vagas  estaria funcionando há vários meses, porém, somente foi denunciado agora, possibilitando à CGD instaurar o procedimento investigativo.  A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, ainda não se manifestou sobre o assunto.
A superlotação de detentos nas cadeias e delegacias de Polícia tem ensejado  esta prática criminosa. Muitas vezes, pessoas presas em flagrante passam semanas ou meses nos xadrezes precários das DPs aguardando a transferência para o Sistema Penal, onde, ao menos, são possíveis visitas, entrega de alimentos e outros direitos, já que nas delegacias este tipo de procedimento não pode ser realizado por razões de segurança.
CEARÁ NEWS 7

0 comentários:

Postar um comentário