Concentrando esforços no combate à violência contra a mulher, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, a partir dessa quinta-feira (1), a operação “Shamar”. A ofensiva é coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os trabalhos seguem até o fim de agosto de 2024.
No Ceará, os trabalhos são orientados pelos indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), subsidiado pelo MJSP. Além da coordenação da Copol/SSPDS, participam: Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Durante a “Shamar”, as Forças de Segurança do Ceará realizarão ações preventivas, repressivas, ostensivas e educativas em todo o Estado, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência de gênero. A ofensiva faz parte do “Agosto Lilás”, mês de conscientização relacionado ao assunto.
Capturas no 1º dia
Ao todo, foram realizadas nove capturas somente no primeiro dia, sendo seis flagrantes e três cumprimentos de mandados de prisão relacionados a crimes de violência doméstica, estupro de vulnerável, descumprimento de medida protetiva, entre outros. As ações aconteceram em Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus.
Entre as capturas, a PCCE prendeu em flagrante, na cidade de Beberibe – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, um homem de 36 anos, suspeito de crime de violência doméstica. O investigado foi capturado na casa de familiares, após ter agredido a então companheira, de 24 anos, que buscava encerrar o relacionamento. Ele foi conduzido à Delegacia Municipal de Beberibe, onde foi autuado por lesão corporal no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. O homem já tem antecedentes criminais por tráfico de drogas.
Já a PMCE prendeu, em Baturité (AIS 15), um homem de 21 anos, que já responde por receptação. Ele também foi autuado por lesão corporal no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. A vítima, uma adolescente de 17 anos, solicitou uma medida protetiva de urgência contra o investigado. A investigação ficou a cargo da Delegacia Regional de Baturité.
Ações educativas
Durante todo o mês de agosto, além dos trabalhos de repressão, a PCCE e PMCE realizarão palestras, reuniões, grupos temáticos e outras ações de orientação no Ceará.
Operação Shammar
O nome da operação faz alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”.
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS
0 comentários:
Postar um comentário