terça-feira, 20 de agosto de 2024

EM SOBRAL-CE: UM ‘IRMÃO CORAGEM’ FOI CONDENADO À PRISÃO, ENQUANTO O OUTRO MORREU EM UMA AÇÃO POLICIAL, DURANTE A TRAMITAÇÃO DO PROCESSO CRIMINAL


Uma quadrilha atuante na Região Norte do Ceará, ligada à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), foi condenada pela Justiça Estadual a uma pena total de 69 anos e 2 meses de prisão. O grupo criminoso ficou conhecido como ‘Irmãos Coragem’, devido à liderança de irmãos envolvidos com crimes como tráfico de drogas, roubos a bancos e homicídios.

A sentença foi proferida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, no último dia 8 de agosto, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última sexta-feira (16). Seis réus foram condenados à prisão. Entre eles, está um dos ‘Irmãos Coragem’, Marcos Batista Ferreira Mendes, conhecido como ‘Marquim Coragem’.

Outro ‘Irmão Coragem’, Evaldo Batista Ferreira, o ‘Evaldo Coragem’, chegou a ser sentenciado a 14 anos e 11 meses de prisão, pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Entretanto, a Vara intimou o Ministério Público do Ceará (MPCE) para se manifestar sobre a certidão de óbito de Evaldo, que morreu em uma ação policial no Estado da Bahia, no dia 18 de janeiro deste ano. A Unidade judiciária foi informada pela defesa do réu sobre a morte apenas uma semana antes da sentença.

Em nota, o Poder Judiciário informou que “somente após o parecer do MPCE nos autos, em que houver a constatação do falecimento do réu, conforme o rito judicial, a Justiça poderá declarar a extinção da punibilidade”.

Três réus acabaram inocentados pela Justiça, por falta de provas. Carlos Kelton Campos Alves foi absolvido do crime de integrar organização criminosa; Diego Hortiz Sales Santos, dos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico; e Miguel Jacó da Silva Filho, de integrar organização criminosa e receptação.

BLOG SINHÁ SABOIA/ DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários:

Postar um comentário