terça-feira, 12 de julho de 2022

CHEGADA DE SÉRGIO MORO À DISPUTA PELO SENADO ABRE O JOGO POLÍTICO NO PARANÁ


A chegada do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) à disputa pelo Senado no Paraná, confirmada por ele nesta terça-feira, 12, abre o cenário eleitoral no Estado e coloca mais um partido no quadro aberto de negociações dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, como o governador Ratinho Júnior (PSD) e o ex-prefeito de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho (PSDB).

As pesquisas eleitorais mostram que o cenário ainda está aberto no Paraná. Moro apareceu à frente no levantamento do Real Time Big Data, de 17 de junho, com 30% a 23% sobre Dias. Já a pesquisa Ipespe divulgada na última semana mostra Dias na dianteira, com 31% das intenções de voto, ante 24% de Moro.

A rejeição do ex-juiz no Estado é quase o dobro da do senador, que atuou como seu padrinho político e trouxe Moro ao Podemos de olho na disputa ao Planalto, no ano passado. O ex-ministro é rejeitado por 31% dos eleitores paranaenses, enquanto 17% dizem não votar no senador de jeito nenhum, segundo levantamento do Ipespe.

O União Brasil, que tem Luciano Bivar como candidato próprio à Presidência, não definiu quem irá apoiar para o governo. A sigla ainda mantém aberto o diálogo com o governador Ratinho Júnior, candidato à reeleição e que faz palanque para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado. Governistas tomam essa aproximação como inviável, pois acreditam que não haveria espaço para Moro atuar próximo a um aliado do presidente.

BLOG SINHÁ SABOIA/ O ESTADÃO

0 comentários:

Postar um comentário