segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

VARJOTA: COMPORTAS DO AÇUDE ARARAS SÃO FECHADAS



Varjota. Foi realizada a operação de fechamento das comportas do Açude Araras na ultima quarta-feira, 07/02/18, assim o açude deixou de liberar para o rio Acaraú cerca de 2000lt's de água por segundo.

A TV Varjota em Destaque registrou com exclusividade o momento do fechamento das comportas, conforme passado na edição do Jornal Varjota em Destaque de quarta-feira, 07. A previsão era para 31/01, mas devido problema na válvula controladora de vazã.o d'água do Rio Acaraú, a operação foi adiada para o dia, 07/02/18. Depois de várias tentativas conseguiram fechar a válvula controladora abaixo da turbina, caso a válvula continuasse travando a outra opção era o fechamento na torre da galeria. Posteriormente haverá a substituição dessa válvula mecânica por uma hidráulica.



O açude Araras deixa de joga a cada segundo cerca de 2000 lt's de água para a perenização do rio Acaraú, conservando assim mais água no reservatório que está com 6,8%. Anos em que o açude tinha bastante água, não havia o fechamento total, mas devido a seca prolongada isso é necessário. As chuvas que banham Varjota e região não deixará o rio totalmente seco.

A previsão é restabelecer a perenização do Rio Acaraú no inicio do verão, mas isso só será possível se as previsões da boa quadra chuvosa se concretize.

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: VARJOTA EM ALERTA.COM

0 comentários:

Postar um comentário