quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROGRAMA FAMÍLIAS FORTES SERÁ IMPLANTADO EM SOBRAL


Profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação participam de uma formação do Programa Famílias Fortes para o desenvolvimento de tecnologias de prevenção ao uso e abuso do álcool, tabaco e outras drogas. O evento, que começou nesta quarta-feira (30) se estenderá até o dia primeiro de setembro, e acontece no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Sobral.

Após a formação, os profissionais irão realizar atividades com famílias e jovens de 10 a 14 anos, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos bairros Vila União, Dom Expedito, Dom José e Paraíso das Flores.

O objetivo do Programa Famílias Fortes é reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias.

Essa atividade está realizada pela parceria entre a Secretaria de Políticas Sobre Drogas do Estado, Secretaria da Saúde de Sobral, através da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, Secretaria dos Direitos Humanos Habitação e Assistência Social e Secretaria da Educação.

Programa Famílias Fortes

O programa foi desenvolvido para ser implementado em qualquer ambiente apropriado como escola ou comunidade, por exemplo. No Brasil, escolheu-se promover as atividades em parceria com a rede de Assistência Social, por meio dos Centros de Convivência/Orientação Socioeducativa (COSE) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Pelo menos um dos três facilitadores é um profissional da Assistência Social, de modo a conferir sustentabilidade e continuidade para a aplicação das atividades. Os demais facilitadores devem ser professores da escola de referência do território do CRAS ou profissionais de saúde dos Centros de Saúde da Família (CSF) de referência do mesmo território.

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: MARCOS MESQUITA

0 comentários:

Postar um comentário