A missão da Polícia Militar traz, em si, o serviço imprescindível de segurança pública. O senso do dever, a noção clara da missão a cumprir, são virtudes éticas que todo profissional militar deve obter, porém uma pequena parte dos policiais não honra os seus deveres, coagindo com o crime. Entretanto a maioria da classe se sobrepõe trazendo orgulho e honra a categoria.
No último domingo, o Fantástico exibiu uma reportagem com imagens inéditas do vídeo que incriminou policiais militares acusados de matar um jovem no Morro do Sumaré, Zona Norte do Rio. A gravação mostra dois cabos, através do sistema de segurança de vídeo implantado na viatura da corporação, negligenciando a categoria, aparentemente executando um jovem de 14 anos.
O uso de câmeras nas viaturas da polícia militar tem um papel importante na sociedade. Tem ajudado a solucionar muitos crimes, como o caso que aconteceu envolvendo dois PMs no Ceará, que atendendo a um chamado de roubo, foram recebidos com tiros, reagiram, executando o atuante dos disparos. Graças às câmeras de segurança os policiais puderam provar que agiram em legítima defesa. Desde 2007 as viaturas da policia militar do Ceará, aderiram a esse monitoramento. Hoje, cerca de 105 carros da Polícia Militar estão equipados com câmeras.
Uma viatura tem quatro câmeras. Uma fica posicionada para registrar o interior do veículo, registrando a ação dos policiais. Uma na frente com visualização de 90 graus. Duas câmeras ficam na parte traseira da viatura, uma registra tudo atrás e a outra internamente, pegando imagens onde os presos são transportados. Há também microfones espalhados, em locais estratégicos na viatura.
Via ACSMCE
0 comentários:
Postar um comentário